Siga as incidências da partida
Desde o desaire em Barcelona e a dura derrota por 4-1 na Catalunha, há cinco semanas, o Bayern de Munique venceu seis jogos em todas as competições sem sofrer qualquer golo. Esta série, também possibilitada por uma lista de jogos favorável, não era vista na Baviera há dez anos e meio, em fevereiro de 2014, sob o comando de Pep Guardiola.
Na segunda metade da temporada 2023-2024, Dayot Upamecano foi relegado a um papel de substituto na defesa - fazendo apenas três partidas como titular nos últimos 17 jogos do Bayern - atrás do neerlandês Matthijs de Ligt e do inglês Eric Dier.
De Ligt saiu para o Manchester United no verão, mas Upa recuperou o seu lugar de titular indiscutível ao lado do sul-coreano Kim Min-jae, tendo a dupla jogado quase todos os 17 jogos do Bayern esta época (uma média de 84 minutos por jogo).
O francês manteve a confiança do treinador Didier Deschamps, tendo jogado durante toda a campanha dos Bleus no Euro-2024 e agora beneficia dos conselhos de Vincent Kompany em Munique. Defesa-central durante a sua carreira, o belga de 38 anos admite ter uma relação especial com os jogadores que atuam nessa posição.
"Ele foi um grande defesa durante muitos anos. Nos treinos, ajudava-me muito. Mostrou-me um movimento que eu não conseguia fazer de imediato. Continuou a fazer até eu acertar. É outro dos seus pontos fortes", afirmou Upamecano na zona mista, na sexta-feira, após a vitória por 3-0 sobre o Augsburgo.

"Nunca duvidei"
Kompany também fez muito trabalho individual em vídeo: "Acho interessante, porque nos ajuda a progredir. Podemos ver o que fizemos de errado e o que fizemos de certo", acrescentou o jogador.
Kompany, que foi tetracampeão inglês com o Manchester City na década de 2010, conhece na perfeição o papel de defesa-central: "Às vezes, não podemos mostrar a nossa qualidade num jogo, temos de esperar cinco, dez ou 15 jogos para que as pessoas digam que fizemos um bom trabalho. É esse o papel do defesa-central", disse.
"Kim Min-jae também recuperou a confiança e está a aperfeiçoar gradualmente os seus automatismos com Upamecano. No verão, tomamos algumas decisões em relação à defesa. Mostramos claramente a nossa confiança em Min-jae e Upa. Sabíamos que eles eram lutadores, dois jogadores com os quais podíamos contar", destacou o diretor desportivo do Bayern, Max Eberl, no meio da semana.
Os oito golos sofridos em quatro jogos em outubro, incluindo três em Frankfurt no campeonato e quatro em Barcelona na Liga dos Campeões, poderiam ter dado alguns sinais preocupantes, mas não para Kompany.
"Nunca duvidei", disse em conferência de imprensa na quinta-feira. "Quando os nossos avançados não gostam de treinar contra os nossos defesas-centrais, isso significa que estamos no caminho certo", sublinhou.
Upamecano vai reunir-se com os seus companheiros de seleção Bradley Barcola, Randal Kolo Muani e Ousmane Dembélé esta terça-feira contra o PSG. "Claro que já falámos sobre este jogo. Estou ansioso por defrontar o PSG, vai ser um grande jogo, mas não vou ter amigos em campo", avisou.