Mais

Liga dos Campeões: Desfile nos Campos Elísios em caso de vitória do PSG

Adeptos parisienses nos Champs após a vitória do PSG sobre o Arsenal.
Adeptos parisienses nos Champs após a vitória do PSG sobre o Arsenal.STEFANO LORUSSO/NurPhoto/NurPhoto via AFP
Um desfile será organizado este domingo nos Campos Elísios, caso o PSG vença a final da Liga dos Campeões, no sábado à noite, frente ao Inter de Milão, em Munique. A informação foi avançada na quarta-feira à AFP por fontes próximas do processo e pelo presidente da autarquia.

Acompanhe as incidências da partida

Os Campos Elísios serão também encerrados ao trânsito na noite de sábado, a partir das 18:00, segundo as mesmas fontes.

"Inicialmente, não éramos favoráveis a um desfile, porque os comerciantes receavam distúrbios", declarou à AFP Jeanne d'Hauteserre, presidente da câmara do 8.º arrondissement — onde se situa a prestigiada avenida — após uma reunião matinal com a prefeitura de Paris sobre o assunto.

No entanto, continuou a autarca, "ficou acordado que, a pedido do PSG e com o apoio do Palácio do Eliseu, haverá um desfile entre a rotunda dos Campos Elísios e o Arco do Triunfo em caso de vitória".

"Vamos proteger os comerciantes", acrescentou, enquanto uma fonte próxima revelou que serão instaladas “barreiras duplas” de ambos os lados da avenida.

No sábado, dia do jogo, os Campos Elísios estarão encerrados ao trânsito, e o prefeito de Paris, Laurent Nuñez, "vai aplicar todas as medidas habitualmente utilizadas na noite de 31 de dezembro", disse d'Hauteserre. A avenida costuma receber cerca de 1,2 milhões de pessoas na passagem de ano.

A partir de sexta-feira, véspera da final, “a Torre Eiffel vai brilhar e exibir uma mensagem de encorajamento aos adeptos” do clube parisiense, anunciou na quarta-feira a Câmara Municipal de Paris.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

A presidente da câmara, Anne Hidalgo, não irá assistir à final em Munique, oficialmente por “razões de agenda”, permanecendo na capital para ver o jogo.

A autarca socialista mantém um desacordo com a direção do PSG relativamente à venda do Parc des Princes, estádio que pertence à Câmara de Paris.

A Torre Eiffel “será iluminada de vermelho e azul durante todo o jogo e brilhará a cada golo”, acrescentou o município, que é proprietário do monumento.

Desde quarta-feira à noite, “todos os sinais luminosos da cidade e os painéis informativos da circular junto ao Parc des Princes (o estádio histórico do PSG, situado na Porte d’Auteuil, a oeste de Paris) exibem uma mensagem de apoio ao clube”.

No dia 31 de maio, não serão criadas zonas oficiais para adeptos na capital. No entanto, o Parque dos Príncipes irá transmitir o jogo em ecrãs gigantes, mediante o pagamento de uma taxa.

Fora de Paris, estão previstas várias zonas gratuitas para adeptos, sobretudo em Seine-Saint-Denis. A cidade de Aulnay-sous-Bois prevê duas zonas, com presença de segurança privada e polícia municipal, enquanto Noisy-le-Grand acolherá uma área com capacidade para 5.000 a 8.000 pessoas, segundo os serviços municipais.

Para esta final, está prevista uma presença policial reforçada na capital, com mais efetivos do que na meia-final entre PSG e Arsenal, disputada em Paris a 7 de maio e que terminou com incidentes nos Campos Elísios.