Mais

Liga dos Campeões: Guardiola diz que Rodri não está pronto para calendário do City

Pep Guardiola falou à imprensa antes do jogo do Man City contra o Monaco, na terça-feira
Pep Guardiola falou à imprensa antes do jogo do Man City contra o Monaco, na terça-feiraMUSTAFA YALCIN / ANADOLU / Anadolu via AFP

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, afirmou que Rodri vai precisar de muito mais tempo para recuperar a melhor forma, depois de ter enfrentado problemas físicos no regresso após uma grave lesão no joelho.

Acompanhe aqui as incidências e o relato do encontro

O vencedor da Bola de Ouro 2024 ficou de fora da vitória por 5-1 sobre o Burnley no sábado, depois de ter sido titular em três jogos num espaço de oito dias, período em que o City enfrentou o Manchester United, o Nápoles e o Arsenal.

Rodri viajou com o plantel do City para o duelo da Liga dos Campeões no Monaco, mas Guardiola não acredita que o médio espanhol jogue no Principado. O jogador de 29 anos regressou em maio após uma rotura do ligamento cruzado anterior sofrida em setembro passado. No entanto, ficou de fora do início da época depois de um novo contratempo no Mundial de Clubes.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

"Agora não está lesionado, mas tem uma dificuldade no tendão. A semana anterior foi muito exigente, com United, Nápoles e especialmente Arsenal, e neste momento ele não consegue disputar três jogos numa semana ao mais alto nível – com intensidade máxima, frente a adversários exigentes", disse Guardiola na conferência de imprensa antes do jogo, esta terça-feira.

"A minha sensação agora é que não está pronto (para jogar contra o Monaco), porque precisa de tempo. Este tipo de lesão exige pelo menos um ano e só depois começar. Ele tem sido paciente e será ele a decidir (a sua disponibilidade)", acrescentou.

O médio do City, Bernardo Silva, regressa para defrontar o antigo clube, em que conquistou o título da Ligue 1 em 2016/17 e chegou a uma meia-final da Liga dos Campeões na mesma temporada. O internacional português foi nomeado capitão do City esta época após a saída de Kevin De Bruyne e afirmou que tem de criar o ambiente certo para recolocar o clube no caminho das vitórias.

Os comandados de Guardiola não conquistaram qualquer troféu pela primeira vez em oito anos na última temporada.

"O Manchester City foi tão bem-sucedido nos últimos oito anos não porque um capitão era muito bom, mas porque temos um grupo de grandes líderes. Como primeiro capitão, tens de garantir que certas coisas não acontecem – criar esse ambiente, mas o que vimos é um grupo de grandes personalidades. O meu papel agora é tentar criar essa energia, essa química como grupo de capitães – eu, Ruben (Dias), Rodri, Erling (Haaland) – para que todos se comportem da melhor forma", apontou.