Mais

Liga dos Campeões: Guirassy reencontra equipa francesa com estatuto de melhor marcador

Contra o Lille, Serhou Guirassy vai procurar o seu 11º golo da época na Liga dos Campeões.
Contra o Lille, Serhou Guirassy vai procurar o seu 11º golo da época na Liga dos Campeões.SELIM SUDHEIMER/AFP
Muito criticado em França, Serhou Guirassy é agora o melhor marcador da Liga dos Campeões. O avançado guineense vai procurar vingar-se quando defrontar um clube francês pela primeira vez desde a sua transferência para o Dortmund.

Siga as incidências da partida

E não é um clube qualquer, pois trata-se do Lille, o clube que o contratou por um milhão de euros no verão de 2015, após a sua primeira época como profissional no Laval, durante a qual marcou 7 golos em 34 jogos. Lançado por Hervé Renard na Ligue 1, não guarda qualquer boa recordação da experiência. Nove jogos e um golo depois, o jogador natural de Arles foi emprestado ao Auxerre, da Ligue 2.

É com uma postura completamente diferente que reencontra um dos seus antigos clubes franceses esta terça-feira. Depois de ter passado por Colónia, Amiens, Rennes e Estugarda, Serhou Guirassy, de 28 anos, é atualmente o melhor marcador da Liga dos Campeões (10 golos), à frente de Robert Lewandowski, Raphinha e Haaland, terminou em segundo lugar na Bundesliga na época passada, logo atrás de Harry Kane, com 28 golos, e é agora um dos raros trunfos de um Dortmund em plena dúvida.

Um goleador de série numa equipa mediana

Depois de ter marcado contra o St. Pauli no fim de semana e de ter feito quatro golos contra o Union Berlin há dez dias, Guirassy marcou um total de 24 golos em todas as competições esta época, em 32 jogos disputados. Apenas Erling Haaland fez melhor com a camisola do Dortmund desde a época 2017/18, com dois registos de 41 golos em 2020-21 e outro muito mais alcançável para o guineense: 29 golos em 2021/22.

No entanto, a sua época começou com uma lesão no joelho que o levou a perder os três primeiros jogos pelo BVB. O início da época de 2024/25 foi particularmente difícil para o clube do Ruhr, que continua a ocupar o 10º lugar da Bundesliga. No final de setembro, marcou dois golos no clássico do Ruhr contra o Bochum, vencido por 4-2, o que deu fôlego à equipa e abriu a temporada.  "Ufa", disse o então técnico do Dortmund, Nuri Sahin, ao final da partida. "Estou muito feliz que Serhou esteja connosco".

Golos para responder aos críticos

"Ele faz a diferença nos momentos decisivos e dá-nos exatamente o que esperávamos", disse o diretor desportivo Sebastian Kehl após o apito final. "Ele vai para a cama feliz. E vai melhorar ainda mais".

O técnico do Estugarda, que o contratou por 18 milhões de euros, qualificou-o como um "destruidor de tanques", enquanto Gregor Kobel prefere falar dele como "um vencedor" com "jogadas vencedoras", mas admite que Guirassy "não é muito falador".

Muitas vezes ridicularizado pelos adeptos do Rennes durante as suas últimas temporadas no Roazhon Park, o atual melhor marcador da Bundesliga nunca se quis vingar dos franceses que diziam que era um atacante limitado. "Sei que tenho qualidades, mas o alto nível é julgado pela consistência. Não estabeleci objetivos específicos para mim. Estou a viver a coisa ao máximo", disse humildemente numa entrevista ao Le Parisien em outubro de 2023.

Guirassy na Liga dos Campeões
Guirassy na Liga dos CampeõesOpta

Ainda com rótulo negativo 

Longe de ser um simples atacante, mostrou no Dortmund o que já fazia no Estugarda na época passada: remates de longa distância, assistências na área, pequenos golpes... De tal forma que o antigo ídolo do futebol alemão Lothar Matthäus sugeriu ao Bayern de Munique que contratasse Guirassy em vez de Randal Kolo Muani ou Harry Kane, numa entrevista ao Bild no inverno de 2023.

Em setembro de 2024, ficou surpreendido por não ter sido incluído no top 30 da Bola de Ouro, apesar de ter marcado 28 golos em 28 jogos da Bundesliga. O mesmo se aplica à Bola de Ouro Africana, onde Ademola Lookman e o seu hat-trick na final da Liga Europa foram preferidos. O avançado terminou mesmo em terceiro lugar, atrás de Achraf Hakimi.

Foi um revés que o guineense não conseguiu digerir, insistindo que era "apenas o começo" e que continuaria a "dar tudo de si" se quisesse ganhar o troféu no ano seguinte. Guirassy começou bem o seu percurso de vingança, ao levar o Dortmund a vencer o Sporting no play-off da Liga dos Campeões com um golo e uma assistência, e poderá continuar a fazê-lo contra o Lille. Num dos melhores períodos da sua carreira, Guirassy já marcou 12 golos e fez duas assistências em 2025, e espera conquistar o seu terceiro prémio consecutivo de melhor jogador em campo na Liga dos Campeões contra o Lille, na terça-feira.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore