Inter de Milão 2-1 Feyenoord

O Feyenoord tinha tudo para fazer esta noite devido a uma derrota por 2-0 na primeira mão, na semana passada, pelo que o seu início lento esteve longe de ser o ideal. O emblema de Roterdão teve um avisoquando o remate de longe de Henrikh Mkhitaryan teve de ser desviado pelo guarda-redes Timon Wellenreuther, mas não ligaram. Apenas cinco minutos mais tarde, o Feyenoord viu-se em desvantagem, embora pouco pudesse fazer para impedir Marcus Thuram, cuja impressionante corrida individual culminou com um remate ao ângulo superior para abrir o marcador.
Apesar de o Feyenoord precisar de golos para voltar a empatar a partida, era o Inter que fazia a maior parte do trabalho ofensivo. Thuram quase marcou o segundo golo da noite, mas desta vez optou por procurar um colega de equipa, encontrando Mehdi Taremi sem marcação à entrada da área, mas Wellenreuther estava à altura do remate. A equipa neerlandesa não ofereceu nada durante toda a primeira parte, mas recebeu uma salvação cinco minutos antes do intervalo, quando Hakan Çalhanoğlu derrubou Jakub Moder na área. O ex-jogador do Brighton avançou para os 11 metros para colocar o Feyenoord de volta a dois golos de desvantagem na eliminatória. O polaco juntou-se a Nordi Mukiele, do Bayer Leverkusen, como os únicos homens a marcar contra a defesa do Inter na Europa esta época.
Talvez seja um pouco exagerado sugerir que Ivan Kruzliak “igualou” as coisas depois do intervalo, mas concedeu ao Inter uma grande penalidade cinco minutos depois do recomeço, quando Thomas Beelen derrubou Taremi dentro da área. Çalhanoğlu redimiu-se do seu erro anterior, enviando o penálti rasteiro para o lado esquerdo de Wellenreuther. O Inter pensou que tinha outro castigo máximo quando Thuram foi ao chão sob outro desafio de Beelen, e embora Kruzliak inicialmente tenha apontado para o local, ele consultou o monitore, em vez disso, amarelou o atacante francês por simulação.
O número 9 do Inter quase se redimiu momentos depois, quando passou por três defesas na entrada da área e chutou contra o travessão. A falha foi inútil para o resultado final, já que o Inter passou para os quartos de final pela primeira vez desde 2022/23, quando chegou à final. O Feyenoord não vence há nove jogos fora de casa contra adversários italianos nas competições europeias.

Bayer Leverkusen 0-2 Bayern

No quinto e último encontro da temporada, o Leverkusen sabia que a tarefa era gigantesca, tendo de se tornar apenas a quinta equipa na história da Liga dos Campeões a perder a primeira mão de uma eliminatória por mais de 3 golos e ainda assim avançar. No entanto, foi o Bayern que pareceu perigoso no início da partida, com Harry Kane quase a abrir o placar aos cinco minutos. Jamal Musiala mostrou pés rápidos no flanco direito antes de deslizar a bola pela baliza para Kane rematar - mas o inglês ficou enredado com Jonathan Tah, impedindo-o de encontrar o fundo da baliza, uma vez que Lukas Hradecky afastou a bola da linha de golo.
O Leverkusen estava com dificuldades para se impor na partida, e os comandados de Vincent Kompany chegaram perto duas vezes aos 25 minutos. Kane teve um remate de longe defendido, enquanto Michael Olise também tentou de fora da área. Foi preciso esperar até aos 37 minutos para que os anfitriões chegassem perto da baliza, com Patrik Schick a cabecear para fora após um cruzamento de Granit Xhaka. O avançado checo estava cada vez mais perto de marcar, tendo cabeceado para as malhas laterais antes do intervalo, mas a vantagem do Bayern manteve-se intacta.
Faltando apenas 45 minutos para o Leverkusen salvar a sua campanha europeia, as tensões estavam altas na BayArena, com Xabi Alonso a receber um cartão amarelo dois minutos após o reinício da partida. Aos 52 minutos, Schick desviou um cruzamento de Joshua Kimmich e a bola caiu no pé de Harry Kane. O avançado não hesitou em marcar o seu 10.º golo na Liga dos Campeões esta época, tornando-se o primeiro jogador inglês a marcar 10 golos numa campanha da Taça dos Campeões Europeus/Champions.
Coman esteve perto do segundo golo do Bayern pouco antes da hora marcada, mas o seu remate foi defendido por Hradecky. Com a eliminatória praticamente resolvida, o Bayern passou a jogar apenas pelo orgulho, e Jeremie Frimpong e Schick estiveram perto de empatar a partida, mas os seus remates foram defendidos pelo estreante Jonas Urbig. A eliminatória e a partida foram encerrados quando uma jogada rápida culminou com Kane entregando uma bola na área para Alphonso Davies deslizar para dentro.
No final, o Bayern passou as duas partidas com relativa facilidade e infligiu a terceira derrota consecutiva ao Leverkusen pela primeira vez desde agosto de 2022 - e a primeira sofrida por Alonso no seu tempo como técnico do Leverkusen. Os homens de Kompany vão agora enfrentar o Inter de Milão de Simone Inzahghi nos quartos de final no próximo mês. A melhor chance de o Leverkusen conquistar um troféu será a Taça da Alemanha, já que a equipa de Alonso está oito pontos atrás do líder Bayern no campeonato.
