O dia 11 de dezembro de 2024 foi um dia estranho para Robert Lewandowski. Pela primeira vez, não marcou qualquer golo contra o seu adversário preferido, o Borussia Dortmund, no jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões - algo que quase nunca lhe acontece. 27 golos em 27 jogos é o impressionante registo do polaco contra o clube preto e amarelo. Lewandowski não marcou mais golos contra nenhum outro emblema.
Pouco menos de quatro meses após a vitória do Barcelona por 3-2 no Signal Iduna Park, o terror do BVB vai reunir-se com o seu antigo amor. O experiente goleador quer compensar a sua alegria na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões - e aumentar as suas temíveis estatísticas.
"Agora é hora de se concentrar no próximo jogo", escreveu Lewandowski no Instagram após o empate 1-1 contra o Betis no fim de semana.
Palavras que podem ser tomadas como um aviso para o BVB. Para além do impressionante recorde contra o antigo clube, a impressionante forma fala a favor de uma primeira mão bem sucedida na quarta-feira à noite. Lewandowski continua a marcar golos, mesmo aos 36 anos.
"Sei que muita gente fala da minha idade, mas quero jogar ao mais alto nível durante mais alguns anos", disse o goleador, que acredita que o seu bom desempenho está longe de terminar:"Acho que se olharmos para as estatísticas, não há diferença em relação a épocas anteriores."
38 golos e três assistências em 44 jogos confirmam-no. Mais recentemente, apenas Lionel Messi alcançou números semelhantes com a camisa blaugrana.
Siga o Barcelona - Dortmund com o Flashscore
Lewandowski lidera a corrida para o troféu Pichichi de melhor marcador da La Liga com 25 golos, à frente do astro do Real Madrid Kylian Mbappé (22), com o jovem espanhol Lamine Yamal e o brasileiro Raphinha em grande plano.
Favorecido pelo estilo de jogo ofensivo do treinador Hansi Flick, Lewandowski continua a consolidar o seu estatuto de um dos melhores avançados da sua geração.
Desde a sua muito falada transferência para Munique em 2014, Pep Guardiola e Flick moldaram Lewandowski num avançado de elite e bicampeão mundial no FC Bayern, depois de Jürgen Klopp já o ter tornado num dos atacantes mais procurados da Europa no Dortmund.
Flick quebrou recentemente uma das regras que se impôs a si próprio face à classe do polaco. Ele não gosta de falar sobre jogadores individuais, mas Lewandowski é simplesmente"um jogador especial", disse recentemente o treinador de 60 anos na DAZN após mais um bis do seu atacante:"Eu coloquei toda a minha confiança nele no início da temporada, ele marcou gols cruciais nesta temporada".
A próxima oportunidade de Lewandowski será contra o seu adversário preferido.