Mais

Liga dos Campeões: Lewandowski regressa a uma "casa" de onde não saiu muito bem

Lewandowski bate Mandanda num jogo da Liga dos Campeões pelo Dortmund, em 2013
Lewandowski bate Mandanda num jogo da Liga dos Campeões pelo Dortmund, em 2013ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP

O polaco marcou uma era no Borussia Dortmund. Do seu tempo na Vestefália, é especialmente recordado pelos quatro golos que marcou contra o Real Madrid na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões em 2012-2013. Nessa época, chegou à final da competição e marcou 10 golos em 13 jogos.

Robert Lewandowski (36 anos) chegou ao Dortmund em 2010, vindo do Lech Poznan por 4,75 milhões de euros, e passou quatro épocas no Borussia. Na primeira marcou nove golos (oito na Bundesliga), na segunda 30 (22 no campeonato alemão), na terceira atingiu o seu auge com 36 (24) e na quarta marcou 28 (20). Marcou um total de 103 golos em 187 jogos.

Lewy tornou-se uma referência no Westfalenstadion durante este período, no qual conquistou duas Bundesligas (nunca mais levantou o troféu), uma Taça da Alemanha e uma Supertaça da Alemanha.

A sua traição

Quando o avançado polaco estava no seu melhor momento, decidiu mudar-se para o gigante alemão, o que não agradou aos Die Schwarzgelben. Lewandowski assinou pelo Bayern de Munique em 2014/2015, onde explodiu em cena, conquistando 19 títulos, incluindo a Liga dos Campeões.

Foi particularmente impressionante contra a sua antiga equipa. Marcou 27 golos em 26 jogos contra o Borussia Dortmund, números que significam que não é propriamente adorado no Westfalenstadion.

Siga o Borussia Dortmund-Barcelona no Flashscore