Mais

Liga dos Campeões: Magia de "Pedri Potter" para liderar o Barça contra o Benfica

Pedri no último jogo contra a Real Sociedad
Pedri no último jogo contra a Real SociedadLLUIS GENÉ / AFP
O Barcelona defronta o Benfica no Estádio da Luz, na quarta-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde recuperou o estatuto de equipa de elite da Europa, graças ao papel fundamental do médio Pedri Gonzalez.

A equipa de Hansi Flick é considerada por muitos como a mais divertida da competição, e o génio e a criatividade do médio canário têm sido a força motriz por trás dessa explosão.

O Barça, pentacampeão europeu, marcou 28 golos em oito jogos da fase de grupos e terminou em segundo lugar, atrás do Liverpool, que marcou 17 golos.

Cinco desses golos foram marcados em Lisboa contra o Benfica, numa emocionante reviravolta de 4-5 em janeiro, que os classificou diretamente para a fase a eliminar da prova.

Na fase de grupos, golearam o Bayern de Munique por 4-1 e venceram o Dortmund por 3-2, ambas exibições impressionantes da equipa de Flick.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

40.ª partida

A qualidade e consistência de Pedri têm sido a base da excelente temporada do Barcelona até agora, com os catalães no topo da LaLiga, nas meias-finais da Taça do Rei e a tentar a sua primeira vitória na Liga dos Campeões desde 2015.

"Não consigo descrever (Pedri, ele é) inacreditável", disse Flick na semana passada. Depois de fazer uma estreia brilhante pelo Barça na temporada 2020/2021, ele brilhou no Euro-2020 (a Espanha perdeu nos penáltis nas meias para a Itália) e ganhou a prata olímpica em Tóquio, mas naquele período o médio acumulou 73 partidas e as lesões começaram a atormentá-lo.

No ano passado, um estudo genético ajudou-o a criar um plano individual para melhorar a sua forma física, que está a dar frutos.

Os últimos duelos entre Benfica e Barcelona
Os últimos duelos entre Benfica e BarcelonaFlashscore

Pedri já disputou 39 jogos pelo Barcelona em todas as competições esta temporada, mais do que em qualquer uma das três anteriores.

Embora o seu registo de cinco golos e seis assistências seja relativamente modesto, as suas exibições têm sido inigualáveis. O médio está a atravessar a melhor fase da sua carreira, com uma série de passes soberbos, além de mostrar a sua entrega e capacidade técnica.

"Infinito"

Pedri desempenhou um papel importante para a Espanha na conquista do Euro-2024 no verão passado, até sofrer uma lesão no joelho nos quartos-de-final.

O treinador Luis de la Fuente acredita que o seu potencial é ilimitado. "Pedri teve de se encontrar, não sabemos qual é a sua melhor versão, porque ele é muito bom, é infinito", disse o treinador de La Rioja.

Com Flick, continuou a progredir, desempenhando um papel ainda mais importante do que na seleção, atrás de um médio ofensivo, normalmente Dani Olmo ou Gavi.

Os números de Pedri
Os números de PedriFlashscore

Isto significa que recebe mais bola e pode ditar o jogo, o que também o está a ajudar a tornar-se um dos líderes da equipa, um aspeto que Flick lhe pediu.

O treinador elogiou Pedri apesar da derrota por 1-2 contra o Atlético de Madrid em dezembro. "A forma como ele jogou foi inacreditável; é assim que gosto de o ver", disse Flick.

Pedri assinou um novo contrato com o Barcelona em janeiro até 2030. "Prolongar este sonho é a melhor coisa que me aconteceu em muito tempo", disse ele. "Há muito tempo que não me sentia assim, estou a gostar de futebol, que é o que mais amo", acrescentou.

"É ótimo vê-lo jogar"

Flick, sem surpresa, ficou muito contente com a notícia. "É um jogador fantástico, adora jogar futebol, adora ter a bola e é ótimo vê-lo", disse.

"Quando está sob pressão, quer a bola e ajuda muito a equipa. Estou muito feliz por ele ficar aqui por muito tempo", acrescentou.

Enquanto o jovem Lamine Yamal, o goleador Robert Lewandowski e Raphinha são muitas vezes elogiados, Pedri ajuda a criar as condições para que os seus companheiros de equipa se destaquem. O jogador das Ilhas Canárias já foi fundamental na reviravolta deste ano em Lisboa e o Benfica sabe que muitas das suas hipóteses de qualificação dependem de contrariar o feitiço do "mágico" Pedri.