Mais

Liga dos Campeões: Manchester City abriu no vermelho e venceu Nápoles (2-0)

Haaland celebra golo contra o Nápoles
Haaland celebra golo contra o NápolesDarren Staples / AFP
O Manchester City somou uma importante vitória na receção ao Nápoles (2-0), em encontro da 1.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. A expulsão do capitão napolitano, Di Lorenzo, facilitou o trabalho à equipa de Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais da partida
As notas individuais da partidaFlashscore

Erling Haaland alcançou os 50 golos na Liga dos Campeões em apenas 49 jogos, estabelecendo um novo recorde de jogador a precisar de menos jogos para atingir esta marca redonda.

Grande parte das atenções antes do jogo estava centrada nos antigos jogadores do Manchester agora ao serviço do Nápoles, mas foi o reforço do City vindo da Serie A, Tijjani Reijnders, o primeiro a criar perigo, com um remate forte de longa distância. Aos 17 minutos, Sam Beukema obrigou Gianluigi Donnarumma a grande defesa após cabeceamento de canto, mas o lance que mudou o rumo da partida surgiu pouco depois: Giovanni Di Lorenzo travou Haaland num contra-ataque, o árbitro Felix Zwayer inicialmente considerou o lance limpo, mas, após recurso ao VAR, reverteu a decisão e expulsou o capitão napolitano.

Pouco depois, Haaland esteve perto de marcar de cabeça, levando Antonio Conte a alterar a estratégia e a retirar Kevin De Bruyne, encerrando de forma precoce o regresso do belga a casa. Mesmo em superioridade, o City encontrava dificuldades perante a organização defensiva do Nápoles, com o guarda-redes Vanja Milinković-Savić a travar remates de Phil Foden e Rodri, além de defesas importantes a cabeceamentos de Nico O’Reilly e Joško Gvardiol, e ainda a evitar um autogolo de Matteo Politano nos descontos da primeira parte. Incrível!

Na segunda metade, o domínio inglês manteve-se e o golo acabaria por surgir aos 56 minutos: Rodri descobriu Foden, que levantou a bola sobre a defesa napolitana para Haaland, e o norueguês, com um toque de cabeça subtil, bateu Milinković-Savić e assinou o seu histórico 50.º golo na Champions.

Dez minutos depois, Jérémy Doku partiu a loiça toda e ampliou a vantagem com uma jogada individual de grande qualidade, assinando o seu primeiro golo da época.

Apesar de o Nápoles ter conseguido limitar os danos até ao final, o Manchester City garantiu apenas a sua segunda vitória nos últimos oito jogos da Champions, mas, ao mesmo tempo, conseguiu vencer pela primeira vez em dois encontros consecutivos na época 2025/26. Já os campeões italianos, que até aqui somavam 100% de vitórias esta temporada, iniciam a fase de liga da Champions com um desaire em Manchester.