O Inter chega ao confronto da segunda mão no San Siro empatada (3-3), o que deixa antever uma partida equilibrada e sugere que os campeões italianos têm hipóteses de superar o líder LaLiga.
O atacante francês Thuram será o ponto central do ataque da Inter na noite de terça-feira, assim como foi no espetacular retorno de uma lesão na Catalunha, quando abriu o placar logo no início da partida.
O Barcelona precisou escalar alguns dos seus principais jogadores para derrotar o já despromovido Real Valladolid no sábado, enquanto o técnico do Inter, Simone Inzaghi, conseguiu descansar todo o onze titular na discreta vitória por 1.0 sobre o Verona.
O adjunto de Inzaghi, Massimiliano Farris, disse que os esforços do jogo em Barcelona "espremeram" os titulares do Inter, que terão de fazer mais um grande esforço para superar o Barça.
A vitória de sábado em San Siro manteve vivas as esperanças do Inter de manter o título da Serie A, mas com três jogos restantes na Itália e o Nãpoles a liderar com três pontos de vantagem, a Liga dos Campeões é agora a melhor esperança de conquistar um troféu.
A vitória do Inter sobre o Bayern de Munique nos quartos de final, que aumentou as esperanças de um triplete com Serie A, da Taça de Itália e da Liga dos Campeões, parecia capaz. Mas, sem Thuram, a exausta Inter perdeu os três jogos seguintes sem marcar nenhum golo, passando de três pontos para trás do Nápoles na liderança da Serie A e sofrendo uma eliminação miserável da Taça de Itália nas mãos do Milan.
Fazer o impossível
Agora, o jogador de 27 anos defronta o Barça com companheiros que tiveram o raro luxo de uma semana de descanso após uma temporada brutal que expôs a falta de profundidade do elenco, em particular na frente. Entre eles, Thuram e o seu companheiro de ataque Lautaro Martinez marcaram 39 golos em 92 jogos em todas as competições, um sinal de como Inzaghi confia pouco nos seus substitutos no ataque.
Enquanto isso, Marko Arnautovic, Mehdi Taremi e Joaquin Correa balançaram as redes 10 vezes no equivalente a 35 partidas - o tempo de jogo foi distribuído principalmente entre as substituições -, com Arnautovic marcando sete desses gols.
O problema é que Martínez não deve ser titular no San Siro depois que o atacante argentino e capitão da equipa sofreu uma lesão no tendão durante o jogo de ida.
Tanto ele como Benjamin Pavard, autor do golo que fez com que o Inter vencesse o Bayern, correm o risco de falhar o jogo de terça-feira, embora o defesa francês Pavard tenha regressado aos treinos da equipa no domingo, depois de uma lesão no tornozelo sofrida contra a Roma no mês passado.
Martinez, por sua vez, está a treinar sozinho e espera estar no banco de suplentes contra o Barça, com a esperança de que esteja pronto para, pelo menos, participar numa partida que determinará o humor do Inter nas últimas semanas da campanha.
"Ambos correm o risco (de não jogar)", disse Farris aos jornalistas no sábado: "Lautaro vai tentar fazer o impossível, enquanto Pavard teve uma entorse horrível, mas tentou colocar-se à disposição. Provavelmente vamos acabar por decidir sobre eles no aquecimento antes do jogo".
O Inter espera que Robert Lewandowski não esteja disponível, como aconteceu no jogo da primeira mão embora o capitão da Polónia esteja a treinar com o resto do plantel do Barça.
Os defesas Alejandro Balde e Jules Kounde continuam fora de combate, e o técnico Hansi Flick provavelmente preferiria não escalar Lamine Yamal e Raphinha em Valladolid antes do maior jogo da temporada de ambas as equipes.