No entanto, o Atlético de Madrid espera aproveitar a vantagem de jogar em casa para recuperar de uma desvantagem de 2-1 no Bernabéu. Não se trata de uma questão trivial.
Os "rojiblancos" são fortes na Europa no Metropolitano e também foram sólidos no Vicente Calderón no passado. Prova disso é o facto de o Atlético de Madrid não perder um jogo da fase a eliminar da Liga dos Campeões desde a derrota por 2-3 com o Ajax, em março de 1997, e estar invicto desde então, com 11 vitórias e sete empates.
Duelos diretos
Mas não é só isso. O Atleti tem vindo a sentir-se gradualmente mais confortável nos clássicos contra o Real Madrid. Embora as finais de Lisboa e Milão estejam na memória de todos, assim como os quartos de final de 2015 e as meias-finais de 2017, a equipa de Simeone não tem más recordações dos encontros recentes com os seus vizinhos, pelo menos em casa.
Assim, os Rojiblancos só perderam um dos seus últimos sete jogos em casa contra o Real Madrid em todas as competições (três vitórias e três empates). Por outro lado, nos jogos contra o Real Madrid em casa nas taças, o Atlético está invicto nos últimos cinco, tendo vencido quatro deles (apenas um empate).
Além disso, desde que venceu oito jogos consecutivos fora de casa contra o Atlético de Madrid, entre janeiro de 2008 e fevereiro de 2014, o Real Madrid ganhou apenas três das suas últimas 17 visitas a Los Colchoneros em todas as competições (sete empates e sete derrotas).