Benfica ou Fenerbahçe vão digladiar-se, esta quarta-feira, por um lugar na fase principal da Liga dos Campeões. Os milhões que a porta da prova milionária abre vão ser decididos no Estádio da Luz, um terreno de boas memórias para José Mourinho.
Um treinador conceituado, o técnico português regressa a Portugal pela primeira vez em oito anos, sendo que a última visita foi precisamente ao Estádio da Luz. No Grupo A da Liga dos Campeões, o Manchester United bateu o Benfica por 0-1, em 2017/18, com golo de Marcus Rashford.
De resto, feitas as contas, Mourinho tem 9 jogos como treinador na Luz, em que venceu seis e empatou outros três. Sendo que aqui há a curiosidade de já ter experimentado o reduto encarnado como visitante e… anfitrião.
Siga o Benfica - Fenerbahçe com o Flashscore

Começando pelos duelos mais recentes, se assim se pode dizer, Mourinho visitou a Luz três vezes como rival. Uma com o Manchester United, mencionada anteriormente, e duas com o FC Porto: Em 2002/03 venceu por 0-1, com golo de Deco, enquanto na temporada seguinte empatou (1-1), com Simão Sabrosa a negar a vantagem concedida por Costinha.
A primeira experiência de Mourinho enquanto treinador foi no Benfica. E dos 11 jogos que fez no comando dos encarnados, seis foram no Estádio da Luz, sendo que o último foi o mais simbólico: uma vitória sobre o Sporting (3-0), na 13.ª jornada de 2000/01. Foi o quarto triunfo consecutivo, depois de Farense (2-1), Campomaiorense (2-0) e Belenenses (1-0). Empatou os dois primeiros jogos com SC Braga (2-2) e Halmstad (2-2).
Mas memórias de Portugal
Para o Fenerbahçe, no entanto, o Estádio da Luz, e Portugal, no geral, não é de boas memórias. Nas três vezes que os turcos visitaram os encarnados perderam sempre e marcaram apenas um golo.
A derrota mais marcante é a de 1975, com o Benfica a golear por 7-0 na primeira ronda da Taça dos Campeões Europeus. Em 2013, na meia-final da Liga Europa, as águias venceram por 3-1. Mais recentemente, em 2018, os encarnados bateram o Fener por 1-0, na terceira pré-eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões.
Nas outras três visitas, o Fenerbahçe só triunfou diante do Vitória SC (3-2), na primeira ronda da Taça UEFA, em 1990/91. Perderam depois com FC Porto (3-1, na Liga dos Campeões 2008/09) e SC Braga (4-1, na Liga Europa 2015/16).
