Siga o Benfica - Real Madrid com o Flashscore
Esta quarta-feira, o Benfica recebe o Real Madrid num encontro em que, nas palavras de José Mourinho vai ter de “matar ou morrer de pé”. Fora dos lugares de apuramento para o play-off, os encarnados precisam de bater o pé ao gigante espanhol e esperar uma conjugação favorável de resultados para não serem eliminados na fase principal da Liga dos Campeões.
A tarefa por si só já não se adivinha fácil e pese embora o histórico ser favorável ao Benfica (duas vitórias e uma derrota), na primeira vez que estes dois antigos campeões europeus se defrontam no século XXI há um dado que desequilibra a balança. Das 10 equipas que Mourinho treinou na carreira, o Real Madrid é a única que nunca conseguiu vencer.

Cinco jogos, um ponto
Mourinho defrontou o Real Madrid em cinco ocasiões. Quatro com o FC Porto e uma com o Manchester United, a única após ter passado pelo banco no Santiago Bernabéu.
Ao serviço dos dragões, os encontros aconteceram sempre na fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 2001/02 perdeu na capital espanhola (1-0) e nas Antas (1-2), acabando eliminado na então segunda fase de grupos. No histórico ano de 2003/04, os merenges foram a única equipa que os dragões não conseguiram vencer nessa edição: 1-3 no Bernabéu, 1-1 nas Antas.
Após vencer a Liga Europa com o Manchester United, Mourinho encontrou o campeão europeu Real Madrid na edição de 2017 da Supertaça. Acabou derrotado por 2-1.
Do Inter ao Tottenham
Na já vasta carreira do treinador de 63 anos, o Real Madrid resiste assim com este registo imaculado. Mais próximo só o Inter de Milão, onde o Special One fez um histórico triplete, mas que como adversário só conseguiu vencer uma vez em seis ocasiões (1-2, pela Roma, na oitava jornada da Serie A). Com uma vitória está também o Fenerbahçe, mas só jogou com os turcos duas vezes, na fase de grupos da Liga Europa, com o Manchester United (4-1 em Old Trafford e 2-1 em Istambul).
Por contraste, o Tottenham foi a equipa que treinou e mais vezes venceu enquanto adversário. Dos 22 encontro com os londrinos, em 13 ocasiões saiu triunfante. Manchester United (10 vitórias em 25 jogos) e o Benfica (seis vitórias em 11 jogos) completam o top 3.
Resta perceber se o Real Madrid vai continuar a resistir ou entrar para esta lista na quarta-feira.
Registo de Mourinho contras as antigas equipas
União de Leiria: 5 vitórias, 2 empates;
Benfica: 6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas;
FC Porto: 3 vitórias, 2 empates, 4 derrotas;
Chelsea: 4 vitórias, 3 empates, 8 derrotas;
Inter: 1 vitória, 5 derrotas;
Real Madrid: 1 empate, 4 derrotas;
Manchester United: 10 vitórias, 11 empates, 4 derrotas;
Tottenham: 13 vitórias, 4 empates, 5 derrotas;
Roma: 3 vitórias, 3 empates 1 derrota;
Fenerbahçe: 1 vitória, 1 derrota;
