A calculadora vai ser a melhor amiga de todos os adeptos de futebol esta quarta-feira. A fase principal do novo formato da Liga dos Campeões chega ao fim, com 18 jogos disputados ao mesmo tempo e muita coisa por decidir.
Um golo pode virar a tabela ao contrário e 25 equipas vão estar nervosamente empenhadas em cumprir a tarefa em campo, mas com um ouvido emprestado nos outros lados que podem decidir o futuro. Liverpool e Barcelona (já nos oitavos de final), bem como Bolonha, Sparta Praga, RB Leipzig, Girona, Estrela Vermelha, Sturm Graz, Salzburgo, Slovan Bratislava e Young Boys (já eliminados) são os únicos que entram em campo só para definir a posição final.
No meio desta emoção vão estar duas equipas portuguesas. Benfica (visita a Juventus) e Sporting (recebe o Bolonha) chegam com 10 pontos e, apesar de já não terem hipóteses matemáticas de chegar aos oito primeiros lugares, ainda não têm a presença nos play-offs assegurada e vão estar de calculadora na mão.
Por isso, o Flashscore traçou um pequeno guia sobre a noite europeia das equipas portuguesas.
Formato
Uma vez que este é o ano de estreia do novo formato, importa recordar o que vai definir esta fase principal. Do 1.º ao 8.º lugares, as equipas apuram-se diretamente para os oitavos de final; do 9.º ao 24.º são obrigados a disputar um play-off; do 25.º ao 36.º são eliminados.
A classificação vai ser importante no sorteio a fase a eliminar. As equipas entre o 9.º e o 16.º lugares vão ser cabeças-de-série no sorteio dos play-off, que serão disputados entre 11/12 e 18/19 de fevereiro.

Os critérios de desempate
Antes de irmos aos possíveis cenários, importa ficar a conhecer os critérios de desempate. Uma vez que as equipas defrontam oito adversários e nem todos jogam com os mesmos, os golos foram definidos como o principal fator para definir a tabela.
Assim sendo, a classificação é determinada pelos seguintes pontos: Diferença de golos; golos marcados; golos marcados fora; vitórias; vitórias fora de casa; maior número de vitórias dos adversários na fase principal; melhor diferença de golo dos adversários na fase principal; maior número de golos dos adversários da fase principal; pontos disciplinares (cartão vermelho equivale a 3, amarelos a 1, expulsão por duplo amarelo a três); coeficiente da UEFA.

Cenários
Vitória: Vencendo os respetivos jogos, Benfica e Sporting garantem desde logo a presença nos oitavos de final, sendo que depois é preciso fazer contas sobre a possibilidade de subirem até à posição de cabeças-de-série.
Empate: É suficiente, mas deixa os rivais de Lisboa na zona baixa da tabela dos apurados para o play-off. E a necessidade do ponto deriva do facto de Benfica (+2) e Sporting (+1) terem uma diferença positiva de golos. Neste caso, os dois clubes lusos também beneficiam dos embates diretos entre Manchester City (25.º, 8 pontos, +2 de diferença de golos) com Club Brugge (20.º, 11 pontos, -2) e PSG (22.º, 10 pontos, +2) com Estugarda (24.º, 10 pontos, -1). Pelo menos duas destas equipas vão ficar abaixo se águias e leões alcançarem 11 pontos. Dínamo Zagreb (26.º, 8 pontos, -8) pode alcançar a mesma marca de pontos, mas têm de ultrapassar um enorme défice de golos.
Derrota: Também é possível, mas está dependente de outros resultados. Aí, Benfica e/ou Sporting vão ter de ficar a torcer por uma mão do PSG diante do Estugarda, e do AC Milan para vencer o Dínamo Zagreb. Também ajudaria o Manchester City não vencer o Club Brugge.
