Mais

Liga dos Campeões: Olympiakos e Pafos não saem do nulo (0-0)

Pafos conseguiu sobreviver à inferioridade numérica em Atenas
Pafos conseguiu sobreviver à inferioridade numérica em AtenasANGELOS TZORTZINIS / AFP
Apesar de ter ficado reduzido a 10 jogadores na primeira parte, o Pafos, com Pepê Rodrigues no onze, conseguiu segurar o Olympiakos, de Chiquinho e Podence, e conquistar um empate sem golos na sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Fundado há apenas 11 anos, o Pafos quase teve um início perfeito na sua primeira participação na principal competição de clubes da UEFA. Aos três minutos, o guarda-redes do Olympiakos, Alexandros Paschalakis, deu um grande suspiro de alívio quando o seu alívio foi bloqueado por Vlad Dragomir, mas a bola passou ao lado da baliza.

Os estreantes na Liga dos Campeões voltaram a atacar aos 10 minutos, com Jajá, ex-Casa Pia, – cujo golo contra o Estrela Vermelha levou os cipriotas à fase de grupos desta temporada – a rematar com força diretamente para as mãos de Paschalakis.

No entanto, as hipóteses do Pafos registar uma vitória histórica sofreram um duro golpe aos 26 minutos, quando o árbitro István Kovács expulsou Bruno Felipe. Depois de testar a paciência do árbitro romeno com um cartão amarelo aos 15 minutos, o ex-jogador do Olympiakos não deixou outra escolha ao árbitro senão mostrar-lhe o segundo cartão amarelo por uma entrada imprudente sobre Lorenzo Pirola, antes mesmo de David Luiz também sair lesionado.

Apesar da vantagem numérica e de uma mudança na formação ofensiva, com Mislav Oršić a substituir Landry Dimata, os campeões gregos não conseguiram quebrar o empate antes do intervalo.

Mais alterações do Olympiakos seguiram-se durante o intervalo, com o técnico José Luis Mendilibar a colocar em campo Mehdi Taremi, contratado no verão, e o médio Christos Mouzakitis, de 18 anos.

No entanto, a primeira ocasião do segundo tempo foi de Ayoub El Kaabi, mas o prolífico artilheiro marroquino só conseguiu cabecear para fora sob pressão. Os vencedores da Liga Conferência 2023/24 ameaçaram duas vezes em rápida sucessão pouco depois da hora de jogo. Primeiro, Panagiotis Retsos acertou nas mãos de Neofytos Michael de fora da área, antes de o capitão do Olympiakos ver o seu cabeceamento brilhantemente defendido na linha de golo.

No final, o regresso do Olympiacos à Liga dos Campeões, com esta a sua primeira participação desde 2020/21, terminou em frustração, apesar de ter jogado a maior parte do jogo com vantagem numérica. Entretanto, o Pafos regressa a casa em grande estilo, mas enfrenta a gigantesca tarefa de tentar superar o seis vezes vencedor da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique, no seu próximo jogo europeu no final do mês.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform