Mais

Liga dos Campeões: Os "quatro fantásticos" do Real Madrid enfrentam o rival Atlético

O avançado do Real Madrid, Kylian Mbappé
O avançado do Real Madrid, Kylian MbappéOpta by Stats Perform, pressinphoto / ddp USA / Profimedia

A galáxia de estrelas do ataque do Real Madrid inicialmente teve dificuldades para se integrar nesta temporada, mas o técnico Carlo Ancelotti manteve a fé e agora os "quatro fantásticos" são a maior força dos Blancos ao enfrentar o rival Atlético de Madrid na Liga dos Campeões.

Siga as incidências do encontro

Os blancos recebem o Atlético de Diego Simeone na terça-feira, no Santiago Bernabéu, na partida dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e a segunda mão será no estádio Metropolitano, em 12 de março.

O francês Kylian Mbappé juntou-se ao tridente da temporada passada, formado por Jude Bellingham, Vinicius Junior e Rodrygo, e tanto o ex-avançado do Paris Saint-Germain quanto o plantel do Real Madrid precisaram de tempo para se adaptar à mudança.

Ancelotti tem a reputação de tirar o máximo partido do seu plantel. Na época passada, substituiu Karim Benzema por Bellingham, o que teve grandes resultados.

O Real Madrid conquistou a dobradinha Liga dos Campeões e LaLiga, mas levou tempo para se entrosar com Mbappé.

As dificuldades do Real Madrid obrigaram a equipa a disputar a nova ronda do play-off, onde defrontou e eliminou o campeão inglês Manchester City.

Mbappé e Bellingham marcaram ao City e Vinicius foi eleito o melhor jogador da partida. Em casa, Mbappé marcou três golos e garantiu a vitória por 6-3 no agregado.

Por isso, pode dizer-se que os quatro fantásticos do Real Madrid estão a voar na altura certa.

"É agora que a temporada começa de verdade", disse Ancelotti, finalmente convencido de que encontrou o esquema certo, apesar dos problemas iniciais.

Ancelotti mostrou-se satisfeito com o ritmo de trabalho dos avançados, depois de criticar a falta de equilíbrio quando eles não se esforçavam o suficiente na defesa.

O técnico italiano considera que essa é a chave para o sucesso potencial nesta temporada e parece essencial contra um Atlético intenso e trabalhador.

"Foi um desempenho completo da equipa do ponto de vista ofensivo e mostrámos que, com os níveis certos de empenho, podemos fazer tudo", explicou Ancelotti depois de vencer o City em Manchester.

O mesmo sacrifício faltou ao Real Madrid, que perdeu por 2-1 no sábado contra o Real Betis pela LaLiga, de olho no confronto com o Atlético e com Bellingham a cumprir suspensão.

Os números

Os 15 vezes campeões da principal competição europeia de clubes são favoritos para avançar contra o Atlético, equipa que derrotaram nas finais de 2014 e 2016, em grande parte graças à explosão de Mbappé.

Ancelotti disse que o avançado francês tinha hipóteses de igualar o legado do melhor marcador de sempre do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, desde que trabalhasse arduamente.

Mbappé admitiu ter chegado ao fundo do poço depois de ter falhado grandes penalidades contra o Liverpool e o Athletic Bilbao no final de 2024, parecendo, nessa altura, em quebra de confiança, mas, depois de ter recuperado a forma, marcou 28 golos em 40 jogos, dos quais sete em 10 na Liga dos Campeões.

"O Kylian chegou para nos ajudar e nós vamos ajudá-lo a ser o melhor marcador de todas as competições", disse Vinicius em janeiro.

O brasileiro marcou 18 golos em 36 jogos esta época, apesar de não ter atingido o seu melhor nível. Recorde-se que foi na segunda metade da temporada passada que Vinicius se destacou, conquistando o segundo lugar no pódio da Bola de Ouro.

Bellingham estará fresco para defrontar o Atlético, depois de ter sido suspenso nos dois últimos jogos do Real na LaLiga, embora a equipa tenha sentido a sua falta contra o Betis.

O seu esforço e a sua qualidade ajudam a ligar o ataque e a defesa e, depois de ter disparado em branco no início da época, Bellingham tem vindo a contribuir com golos, marcando 11 em 36 jogos.

Rodrygo não tem tanto protagonismo como os outros três atacantes, mas tem 13 golos em 38 jogos.

"Para mim, é provavelmente o jogador mais talentoso e mais dotado do plantel", disse Bellingham sobre o extremo brasileiro.

Entre os quatro, o Real Madrid tem habilidade e velocidade suficientes para romper qualquer defesa, mas Ancelotti insiste que é a maneira como eles contribuem defensivamente que pode levar à glória ou à derrota.

"Se jogarmos assim, não ganharemos na terça-feira", disse Ancelotti após a derrota com o Betis.

"Espero que este jogo nos sirva para melhorar", atirou.

A visita do Atlético de Madrid oferece o teste perfeito a essa teoria e uma nova oportunidade para o quarteto de estrelas de Madrid brilhar.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore