Siga as incidências do encontro
Por trás das duas pepitas do futebol alemão, Jamal Musiala (Bayern) e Florian Wirtz(Bayer), que em breve festejarão os seus 22 anos (no final de fevereiro e início de maio), Enzo Millot, pouco mais velho (23 anos em julho), está a mostrar a sua cara.
É o que se depreende da última classificação dos jogadores da Bundesliga, posição por posição, elaborada duas vezes por ano pela revista alemã Kicker, que coloca agora Wirtz e Musiala na categoria de médios ofensivos de "classe mundial" e Millot logo abaixo deles, sozinho na "classe internacional".
Os dribles de Millot e o perigo que ele representa para as defesas finalmente convenceram a revista. Contra o Dortmund (5-1) na Bundesliga, no final de setembro, mostrou todo o seu talento numa única ação, driblando a defesa do Dortmund num pequeno espaço perto da linha de golo e fazendo um passe perfeito para trás.
Este desempenho brilhante (um golo, duas assistências) em casa continua a ser o seu jogo mais bem conseguido da época, confirmando a dinâmica da campanha de 2023/24 (6 golos e 11 assistências) que viu o Estugarda terminar em 2º lugar na Bundesliga.
Na quarta-feira à noite, uma partida especial aguarda o nativo de Le Chesnay, perto de Paris, que se juntou ao AS Monaco aos 15 anos em 2017. "Desde pequeno, sou um fã do PSG", explicou em conferência de imprensa na tarde de terça-feira.

Com contrato até 2028
Com 10 pontos, a sua equipa ocupa o 24º e último lugar de qualificação antes de receber o PSG na última jornada da fase de grupos. A equipa precisa de uma vitória para garantir o seu lugar no play-off da Liga dos Campeões, embora um empate possa ser suficiente para ambas as partes.
"Depois de quatro anos, adaptei-me bem aqui. O Estugarda realizou o meu sonho de disputar a Liga dos Campeões. Sinto-me muito bem", disse Millot, que há um ano renovou o seu contrato com o Estugarda até ao verão de 2028.
O começo foi complicado para Millot, que ainda não tinha completado 19 anos quando se mudou para o sudeste da Alemanha e para Baden-Württemberg. No final da época de 2022/23, o jogador ganhou uma nova dimensão no Estugarda, quando Sebastian Hoeness assumiu o cargo de treinador e fez dele imediatamente um dos pilares do seu ataque.
"Ele está a jogar num nível muito alto nesta temporada, como fez na temporada passada, ainda é muito jovem e tem muito potencial", disse o treinador. Tanto que atraiu a atenção do técnico francês Didier Deschamps.
Pai de dois filhos, Millot não demorou a ser convocado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, preenchendo os critérios de idade (nascido após 1 de janeiro de 2001) e sendo autorizado a participar pelo seu clube. Com apenas um jogo com os Espoirs antes dos Jogos, conquistou o seu lugar na equipa titular com o treinador Thierry Henry. No entanto, o campeão mundial de 1998 e europeu de 2000 não gostou da provocação de Millot ao banco de suplentes argentino após a qualificação para as meias-finais, que lhe valeu um cartão vermelho.
A atitude por vezes exagerada de Millot voltou a ser um problema para o Estugarda, já que recebeu um cartão amarelo por uma troca de palavras com o defesa Philipp Lienhart,do Friburgo, há 10 dias. Essa foi a quinta advertência de Millot desde o início da temporada e a que o levou a ser suspenso contra o Mainz (derrota por 2-0). No entanto, a punição pode ter sido uma bênção disfarçada, já que pôde descansar para o confronto com os parisienses no Neckarstadion.
