Desde 2001, ou seja, nos últimos 25 anos, na Liga dos Campeões, 11 títulos foram conquistados por equipas espanholas. O Real Madrid venceu sete neste período e o Barcelona quatro. Por outro lado, os clubes ingleses ergueram o troféu apenas em seis ocasiões: duas vezes o Liverpool, duas o Chelsea, uma o Manchester United e outra o Manchester City.
Se nos focarmos na Liga Europa, os números são ainda mais favoráveis ao futebol espanhol. 12 títulos para clubes da LaLiga (sete para o Sevilha, três para o Atlético de Madrid, um para o Valência e outro para o Villarreal). Os clubes ingleses, por sua vez, conquistaram o troféu em cinco ocasiões: duas o Chelsea, uma o Liverpool, uma o Manchester United e uma o Tottenham.
Presente inglês
Mas a realidade mudou radicalmente esta temporada. Até ao momento, houve nove duelos diretos na Champions entre equipas espanholas e inglesas. E o saldo não podia ser mais negativo para a LaLiga. Oito vitórias britânicas contra apenas uma espanhola, conseguida pelo Barcelona em St. James' Park, ao derrotar o Newcastle por 2-1. E atenção, porque apesar disso, neste momento as Urracas têm mais dois pontos do que o Barça (nove contra sete).
Os restantes jogos foram favoráveis à Premier. Os maiores orçamentos do futebol inglês e a dificuldade que os clubes espanhóis de classe média, como Villarreal e Athletic, têm em conciliar LaLiga e Champions com garantias são algumas das razões.
Estes foram os resultados: Athletic 0-2 Arsenal, Tottenham 1-0 Villarreal, Liverpool 3-2 Atlético de Madrid, Arsenal 4-0 Atlético de Madrid, Villarreal 0-2 Manchester City, Liverpool 1-0 Real Madrid, Newcastle 2-0 Athletic e Chelsea 3-0 Barcelona.
O saldo é de 19 golos para as equipas inglesas e apenas quatro para as espanholas. Se olharmos para a classificação, as diferenças também são significativas.
LaLiga teria agora duas equipas eliminadas
A Premier conta neste momento com quatro equipas entre as oito melhores, que seguiriam diretamente para os oitavos de final. O Arsenal partilha a liderança, com 12 pontos e um jogo a menos; o Chelsea é quinto com 10; o Manchester City, sexto com 10 e o Newcastle, oitavo com nove. Além disso, o Liverpool (com um jogo a menos) é 10.º com nove e o Tottenham (também com um jogo a menos) é 12.º com oito, pelo que iriam ao playoff.

A LaLiga tem o Real Madrid como melhor classificado, na nona posição, com nove pontos. Tem um jogo a menos, pelo que, em caso de vitória frente ao Olympiacos, pode entrar no Top 8 esta noite. O Barcelona é 15.º com sete e o Atlético de Madrid 20.º, com seis e um encontro a menos. Todos eles iriam ao playoff.
Mas neste momento, Athletic e Villarreal estariam eliminados. Os bilbaínos ocupam a 28.ª posição com quatro pontos, enquanto os castellonenses são 34.º, com apenas um ponto em 15 possíveis.
