Liga dos Campeões: Premier aumenta a sua vantagem face à LaLiga (8-1)

Jogadores do Chelsea celebram o golo de Estevao frente ao Barça
Jogadores do Chelsea celebram o golo de Estevao frente ao BarçaJOSÉ HERNÁNDEZ / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP

O debate sobre qual das duas ligas, a inglesa ou a espanhola, é superior, já vem de longe. E a verdade é que, esta temporada, não há margem para discussão, com um domínio esmagador dos clubes britânicos. No entanto, se olharmos com alguma distância, no primeiro quarto de século, os dados são claramente favoráveis à LaLiga.

Desde 2001, ou seja, nos últimos 25 anos, na Liga dos Campeões, 11 títulos foram conquistados por equipas espanholas. O Real Madrid venceu sete neste período e o Barcelona quatro. Por outro lado, os clubes ingleses ergueram o troféu apenas em seis ocasiões: duas vezes o Liverpool, duas o Chelsea, uma o Manchester United e outra o Manchester City.

Se nos focarmos na Liga Europa, os números são ainda mais favoráveis ao futebol espanhol. 12 títulos para clubes da LaLiga (sete para o Sevilha, três para o Atlético de Madrid, um para o Valência e outro para o Villarreal). Os clubes ingleses, por sua vez, conquistaram o troféu em cinco ocasiões: duas o Chelsea, uma o Liverpool, uma o Manchester United e uma o Tottenham.

Presente inglês

Mas a realidade mudou radicalmente esta temporada. Até ao momento, houve nove duelos diretos na Champions entre equipas espanholas e inglesas. E o saldo não podia ser mais negativo para a LaLiga. Oito vitórias britânicas contra apenas uma espanhola, conseguida pelo Barcelona em St. James' Park, ao derrotar o Newcastle por 2-1. E atenção, porque apesar disso, neste momento as Urracas têm mais dois pontos do que o Barça (nove contra sete).

Os restantes jogos foram favoráveis à Premier. Os maiores orçamentos do futebol inglês e a dificuldade que os clubes espanhóis de classe média, como Villarreal e Athletic, têm em conciliar LaLiga e Champions com garantias são algumas das razões.

Estes foram os resultados: Athletic 0-2 Arsenal, Tottenham 1-0 Villarreal, Liverpool 3-2 Atlético de Madrid, Arsenal 4-0 Atlético de Madrid, Villarreal 0-2 Manchester City, Liverpool 1-0 Real Madrid, Newcastle 2-0 Athletic e Chelsea 3-0 Barcelona.

O saldo é de 19 golos para as equipas inglesas e apenas quatro para as espanholas. Se olharmos para a classificação, as diferenças também são significativas.

LaLiga teria agora duas equipas eliminadas

A Premier conta neste momento com quatro equipas entre as oito melhores, que seguiriam diretamente para os oitavos de final. O Arsenal partilha a liderança, com 12 pontos e um jogo a menos; o Chelsea é quinto com 10; o Manchester City, sexto com 10 e o Newcastle, oitavo com nove. Além disso, o Liverpool (com um jogo a menos) é 10.º com nove e o Tottenham (também com um jogo a menos) é 12.º com oito, pelo que iriam ao playoff.

Classificação da Liga dos Campeões
Classificação da Liga dos CampeõesFlashscore

A LaLiga tem o Real Madrid como melhor classificado, na nona posição, com nove pontos. Tem um jogo a menos, pelo que, em caso de vitória frente ao Olympiacos, pode entrar no Top 8 esta noite. O Barcelona é 15.º com sete e o Atlético de Madrid 20.º, com seis e um encontro a menos. Todos eles iriam ao playoff.

Mas neste momento, Athletic e Villarreal estariam eliminados. Os bilbaínos ocupam a 28.ª posição com quatro pontos, enquanto os castellonenses são 34.º, com apenas um ponto em 15 possíveis.