Acompanhe o Athletic-Sporting no Flashscore
Antes da última jornada da fase de liga da Champions, os cenários dos dois emblemas de Lisboa não podiam ser mais diferentes, com os leões com a certeza que seguem em frente na conceituada competição, fruto dos 13 pontos somados em sete jogos que disputaram (quatro vitórias, um empate e duas derrotas).
A equipa orientada por Rui Borges tem os mesmos pontos de Paris Saint-Germain (sexto), Newcastle (sétimo) e Chelsea (oitavo), em zona de apuramento direto para os oitavos, e de Barcelona (nono), Manchester City (11.º), Atlético de Madrid (12.º) e Atalanta (13.ª), também na luta pela vaga direta.
Na quarta-feira, em Bilbau, os leões não dependem apenas de si, precisam de um resultado – contando também os golos -, que lhes permita superar quem está acima e fazer melhor do que aqueles que estão abaixo, entre os quais ainda se encontram equipas até ao 18.º lugar (com 10 pontos).

A fase de liga da Champions apura diretamente para os oitavos de final os oito primeiros, enquanto as equipas situadas entre o nono e o 24.º lugares garantem a ida a um play-off.
Na fase de liga, em caso de igualdade pontual entre dois ou mais clubes, o primeiro critério de desempate é a diferença de golos, seguindo-se os tentos marcados, os golos anotados fora, as vitórias, os triunfos fora, antes de outros fatores relacionados com o desempenho dos adversários, bem como o registo disciplinar e o coeficiente da cada equipa em causa.
Em Bilbau, de calculadora na mão, mas com um cenário sem pressão, o Sporting enfrenta um Athletic Bilbau confrontado com um quadro mais difícil, já que os bascos, em 23.º (oito pontos), não têm sequer o apuramento para o play-off garantido.
Em contraponto com o rival lisboeta, o Benfica não só precisa de vencer em casa o Real Madrid, num confronto revestido de muita história entre os dois clubes, como esperar uma série de resultados de outros, para chegar ao grupo dos 24.
Acompanhe o Benfica-Real Madrid no Flashscore
As águias, treinadas por José Mourinho, têm realizado uma campanha sofrível na competição, com apenas duas vitórias em sete jogos, com Ajax e Nápoles, e derrotas com Qarabag, Chelsea, Newcastle, Bayer Leverkusen e Juventus.
Na quarta-feira, no Estádio da Luz, os encarnados estão obrigados a vencer, o único cenário que lhes permitirá fazer contas com os outros jogos da noite, quando estão a dois pontos do último lugar de acesso.
Agrava ainda a situação encarnada a diferença de golos da formação de Mourinho (com quatro negativos), o que também pesará sempre nas contas, mesmo que a equipa consiga vencer os merengues e atingir a marca dos nove pontos.

O emblema da Luz ocupa o 29.º lugar, com os mesmos seis pontos de Ajax, Union Saint-Gilloise, Pafos e Bodo/Glimt, atrás de Club Brugge, com sete, Copenhaga, Nápoles, Olympiacos, Athletic Bilbau e PSV, com oito, e de Mónaco, Bayer Leverkusen e Marselha, com nove, num alargado conjunto de equipas na luta pelo play-off.
De não menos importância para o Benfica é o cenário do Real Madrid, com o gigante espanhol, na terceira posição, a não ter o apuramento direto garantido, com os seus 15 pontos a poderem não ser suficientes perante a ameaça das equipas abaixo, entre as quais o Sporting, mas também o Barcelona ou o Manchester City.
Entre as 36 equipas que disputam a fase de liga, Arsenal (apenas com vitórias) e Bayern Munique estão apurados diretamente para os oitavos, e Eintracht Frankfurt, Slavia Praga, Villarreal e Kairat estão eliminadas, sem qualquer hipótese matemática.
Os 18 jogos da oitava e última jornada da fase de liga da Champions estão todos jogos agendados para quarta-feira, com início às 20:00 (horas de Lisboa).
