Mais

Liga dos Campeões: Sturm Graz procura os seus primeiros pontos contra o Girona

O avançado Niklas Geyrhofer, formado em Sturm Graz, está cada vez melhor
O avançado Niklas Geyrhofer, formado em Sturm Graz, está cada vez melhorČTK / DPA / Anke Waelischmiller/SVEN SIMON
O Sturm Graz ainda está à espera dos seus primeiros pontos na Liga dos Campeões. Esta quarta-feira (17:45), os campeões austríacos de futebol vão defrontar o Girona em Klagenfurt. O técnico interino Jürgen Säumel vê o Sturm no papel de outsider, embora tenha comemorado uma vitória por 7-0 no passado sábado.

O SK Sturm já se conformou com o facto de o jogo em casa na Liga dos Campeões não poder ter lugar em Graz-Liebenau. Para o capitão da equipa, Stefan Hierländer, nascido na Caríntia, os jogos no Estádio Wörthersee, em Klagenfurt, são"sempre algo especial".

O terceiro jogo em casa do Sturm na Liga dos Campeões não terá lotação esgotada. Foram vendidos cerca de 24.000 bilhetes para o jogo e ainda há bilhetes disponíveis nas bilheteiras. No entanto, o tempo chuvoso não é propício para uma visita espontânea ao estádio.

O que é uma pena, pois a equipa da Estíria está a viver um excelente momento. No sábado, o jogo em casa contra o Áustria Klagenfurt foi vencido por 7- 0. Jürgen Säumel comemorou uma estreia perfeita no banco do treinador. Embora as saídas de Christian Ilzer e Andreas Schicker tenham sido prejudiciais, a confiança está a aumentar gradualmente no seio dos adeptos da equipa.

Säumel: "Precisamos de um dia brilhante"

Säumel manteve a calma após a vitória retumbante, comemorando em silêncio. O treinador de 40 anos também se manteve modesto antes do difícil jogo contra o Girona.

"Os jogadores estão em campo, os jogadores decidem os jogos", afirmou. O técnico está apenas a tentar"definir a direção", disse na conferência de imprensa de terça-feira.

Em comparação com a era Ilzer, o estilo de jogo do Sturm no sábado pareceu um pouco mais estruturado, com períodos mais longos de posse de bola deliberadamente intercalados. No entanto, a equipa manteve-se intensa e, muitas vezes, forçou o Klagenfurt a cometer erros através de uma pressão alta.

Mas o Girona é uma equipa diferente.

"Precisamos de um dia brilhante, temos de estar todos ao mais alto nível para levarmos alguma coisa connosco", disse Säumel. O Sturm teve quatro boas, mas fracas atuações na Liga dos Campeões.

Girona em boa fase

O mais recente foi uma derrota apertada para o Borussia Dortmund (0-1), com o golo decisivo nos instantes finais da partida. "Foi muito amargo", recorda Hierländer, para quem o Girona é "o grande favorito" esta quarta-feira.

"Seria uma sensação enorme se marcássemos um golo", acrescentou.

A equipa da primeira divisão espanhola celebrou recentemente duas vitórias consecutivas (1-0 com o Getafe e 4-1 contra o Espanhol) e já venceu na Liga dos Campeões (2-0 em casa contra o Slovan Bratislava).

O facto de Säumel classificar os catalães como uma "equipa de topo" é, na verdade, apenas um ligeiro exagero.

Guarda-redes Scherpen está de fora

O treinador do Sturm sublinhou, antes da sua estreia na Liga dos Campeões ("algo de muito especial, claro"), que "a nossa ideia de jogo, os nossos princípios de jogo" permanecem "os mesmos", apesar do papel de "underdog".

A ausência do guarda-redes Kjell Scherpen não altera esta situação. O neerlandês tem de ser submetido a uma cirurgia ao joelho e ficará de fora até ao final do ano. O substituto de Scherpen, Daniil Khudyakov, tem "experiência na primeira liga russa", disse Säumel. O jovem guarda-redes de 20 anos é "um jovem guarda-redes que goza de total confiança da minha parte e da equipa".

O treinador interino também tinha algumas notícias positivas para anunciar: o defesa Gregory Wüthrich pode voltar ao onze inicial depois de recuperar de lesão. E mesmo que o suíço fique apenas no banco, Säumel pode contar com uma dupla de centrais em boa forma: Niklas Geyrhofer, formado em casa, e Emanuel Aiwu, com experiência internacional.

Siga o Sturm Graz - Girona no Flashscore

Onzes prováveis

Sturm Graz (4-1-2-1-2): Khudyakov - Gazibegovic, Wüthrich, Geyrhofer, Lavalee - Chukwuani - Yalcouye, Kiteishvili - Böving - Biereth, Jatta

Girona (4-2-3-1): Gazzaniga - Martinez, Lopez, Krejci, Blind - Van de Beek, Romeu - Tsygankov, Martin, Gil - Miovski

Árbitro: Rohit Saggi (Noruega)