Mais

Liga dos Campeões: UEFA justifica duplo toque de Julian Álvarez e vai abordar regra com a FIFA

Atualizado
Penálti de Julian Alvarez acabou por ser anulado
Penálti de Julian Alvarez acabou por ser anuladoANGEL MARTINEZ/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
A UEFA justificou esta quinta-feira que o futebolista Julian Álvarez deu um duplo toque na bola na marcação da grande penalidade, o que motivou a anulação do golo, mas que irá consultar a FIFA e o IFAB sobre à regra.

Recorde as incidências da partida

“Apesar de mínimo, o jogador tocou na bola com o pé de apoio, antes de a rematar, como é possível ver no vídeo anexo. Perante a atual regra (Leis do Jogo, Lei 14.1), o VAR chamou o árbitro, assinalando que o golo deveria ser anulado”, começou por dizer a UEFA, em comunicado.

A situação ocorreu na quarta-feira durante a marcação do desempate por grandes penalidades, com o avançado argentino a apontar o segundo penálti da série do Atlético de Madrid, com a bola a entrar na baliza, mas o VAR a indicar a sua anulação.

Os colchoneros, que tinham perdido a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões por 2-1 frente ao Real Madrid, venceram em casa por 1-0, mas no desempate por penáltis, Alvarez, anulado, e Llorente falharam, enquanto nos merengues Lucas Vasquez foi o único a não concretizar.

“A UEFA vai falar com a FIFA e com o IFAB (Internacional Board, responsável pelas leis do jogo), para avaliar se a regra deverá ser revista, em casos em que o duplo toque é claramente não intencional”, adiantou o organismo do futebol europeu.

No mesmo comunicado, o organismo informa ter sido questionado pelo Atlético de Madrid em relação a esse lance no final do jogo, que decidia a equipa apurada para os quartos de final da Liga dos Campeões, que acabou por ser o Real Madrid.