Mais

Liga dos Campeões: Um confronto de estilos entre o Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen

Diego Simeone na conferência de imprensa desta segunda-feira.
Diego Simeone na conferência de imprensa desta segunda-feira.OSCAR DEL POZO/AFP

O Atlético de Madrid de Diego Simeone, combativo e pragmático como sempre, defronta esta terça-feira o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, uma máquina coletiva ofensiva, que se quer aproximar dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Siga as incidências da partida

Trata-se de um verdadeiro confronto de estilos, com duas equipas bem colocadas na corrida ao Top 8, sinónimo de qualificação direta para os oitavos de final, a duas jornadas do fim da fase de grupos.

Até sábado, Atlético (11.º, 12 pontos) e Bayer Leverkusen (4.º, 13 pontos) eram as equipas em maior forma na Europa, com uma série de 15 vitórias consecutivas, interrompida pelo Leganés (1-0), por um lado, e o décimo segundo triunfo seguido sobre o Mönchengladbach (3-1), por outro.

Por conseguinte, são os alemães que chegam a este confronto cheios de confiança, enquanto os Colchoneros ainda estão a remoer o seu último encontro em 2022, que terminou num empate 2-2 com um cenário fantástico, incluindo um penálti falhado por Yannick Ferreira-Carrasco no último segundo de jogo, que empurrou o Atlético para uma eliminação precoce da fase de grupos.

Os últimos jogos entre Leverkusen e Atlético Madrid
Os últimos jogos entre Leverkusen e Atlético MadridFlashscore

Desde então, os homens de Diego Simeone mostraram que continuam a ser capazes de feitos monumentais, como a vitória nos oitavos de final do ano passado sobre o Inter, atual vice-campeão europeu, e depois de se desmoronarem, como aconteceu na segunda mão dos quartos de final em Dortmund.

"O Atlético, a única equipa capaz de vencer o Barcelona e o PSG... e depois cai perante o Leganés ao falhar um penálti", resumiu o diário MARCA após o jogo de sábado.

Para seguir até aos últimos segundos

De volta às origens, ao rigor tático e ao espírito de luta, a equipa liderada por Antoine Griezmann, tantas vezes o seu salvador e barómetro, especializou-se em segurar o jogo no final... tal como o Leverkusen no ano passado.

Os Colchoneros, que estiveram muitas vezes em desvantagem esta época, mostraram uma força de caráter (quase) irrepreensível, conseguindo a vitória 13 vezes nos descontos, muitas vezes graças aos seus dois avançados Julian Alvarez e Alexander Sorloth, que é dúvida para este jogo.

No entanto, essa resiliência pode não ser suficiente contra os campeões alemães, que estão imparáveis desde o final de novembro e são impulsionados pelo prodígio alemão Florian Wirtz, autor de dois golos e uma assistência no último fim de semana.

O momento da equipa alemã
O momento da equipa alemãFlashscore

Simeone elogiou o adversário em conferência de imprensa: "O Leverkusen é uma equipa extraordinária, com velocidade em todo o lado e muito bom posicionamento. Xabi Alonso está a fazer um excelente trabalho, como demonstrou na época passada e está a repetir. É maravilhoso ver como eles jogam futebol", disse o técnico argentino.

"Vamos lutar com as nossas armas, tendo em conta o objetivo que temos. O clube nunca conseguiu vencer esta Liga dos Campeões e o nosso objetivo é chegar à final que todos tanto desejamos", acrescentou.

"Mentalidade contra mentalidade. Qualidades contra qualidades. Vamos fazer de tudo para voltar com um resultado positivo", prometeu o suíço Granit Xhaka antes da viagem a Madrid.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore