Atalanta vence Chelsea e Liverpool derruba Inter
4 - Gelson Martins marcou o golo que dá ao Olympiakos a esperança de passar a fase de grupos. O campeão grego derrotou o Kairat Almaty por 0-1 em Astana, praticamente eliminando o adversário. Foi um resultado importante para o Thrylos, que subiu para o 29.º lugar. O Kairat é agora o lanterna-vermelha, já que não marcou nenhum golo nos últimos quatro jogos em casa na Europa, desde a fase de qualificação.
21 - O Bayern de Munique conseguiu recuperar de uma desvantagem de 0-1 frente ao Sporting, com três golos em 12 minutos a ajudarem-no a vencer por 3-1. Os bávaros avançam para a fase a eliminar com duas jornadas de antecedência e vão agora tentar ficar entre os oito primeiros e evitar as eliminatórias. O Sporting ainda está em boa posição para avançar, com mais um ponto nos dois últimos jogos, o que o levará a ultrapassar a linha de meta. Entretanto, já perdeu 21 vezes contra equipas alemãs na Europa.
13 - O Union Saint-Gilloise, da Bélgica, vai arrepender-se de ter sido o estreante da fase de grupos ao perder por 2-3 com o Olympique de Marselha. Por duas vezes, o Union Saint-Gilloise teve um golo anulado, ambas por fora de jogo. O clube francês não consegue passar desta fase do torneio pela primeira vez em 14 anos. O Union perdeu os seus últimos quatro jogos em casa na Europa, tendo sofrido 13 golos nessas derrotas.
14 - Dois golos em quatro minutos no início da segunda parte foram decisivos para o Atlético de Madrid na sua derrota por 2-3 contra o PSV Eindhoven. O golo de Alexander Sorloth, aos 56 minutos, foi o momento decisivo, e os comandados de Diego Simeone conseguiram manter-se firmes e passar da linha. O Atleti está agora entre os oito primeiros, a duas jornadas do fim do campeonato, e tem esperanças de se manter nessa posição no final de janeiro. O PSV não conseguiu manter a baliza a zero em cada um dos seus últimos 14 jogos no continente.
0 - Mais uma boa atuação do Tottenham em casa. Os campeões da Liga Europa da época passada beneficiaram de um autogolo na primeira parte e de dois penáltis na segunda parte na vitória por 3-0 sobre o Slavia Praga. Os comandados de Thomas Frank estão agora fora do grupo dos oito primeiros, já que conquistaram a sexta vitória sobre um clube checo em oito jogos (6-2-1). Por incrível que pareça, os Spurs são a única equipa que ainda não sofreu qualquer golo em casa nesta fase do campeonato.
49 - O Galatasaray voltou a ser derrotado na Liga dos Campeões, perdendo mais uma vez por 1-0. Desta vez, foi o AS Monaco que venceu, num resultado importante para os franceses. Folarin Balogun marcou o único golo do jogo e colocou os monegascos a nove pontos do seu adversário turco. É raro o Galatasaray ser derrotado em jogos europeus consecutivos. Na verdade, entre a última vez que isso aconteceu, há seis anos, e agora, 49 jogos se passaram sem que o Galatasaray fosse derrotado.
5 - A Atalanta garantiu um lugar entre os 24 primeiros graças a uma vitória com reviravolta, por 2-1, em casa, contra o Chelsea, campeão da Liga Conferência na temporada passada. Charles De Ketelaere, que fez a assistência para o golo do empate, marcou nos últimos dez minutos e deu a La Dea três pontos importantes. Os Blues não conseguiram vencer nenhum dos três jogos fora de casa na Champions esta temporada. A série sem vitórias fora de casa na competição é agora de cinco (0-1-4), desde a edição de 2023/24.
19 - Por falar em reviravoltas, o Barcelona também teve de mostrar a sua força no regresso ao Camp Nou. Mas o central Jules Kounde marcou dois golos em três minutos e deu a volta por cima para o atual campeão da LaLiga na vitória por 2-1 sobre o Eintracht Frankfurt. Embora um lugar entre os oito primeiros pareça um desafio para os catalães, ainda têm uma hipótese, depois de recuperarem da derrota na quinta jornada. O Barça teve 19 tentativas na vitória, o maior número de tentativas nos jogos em casa.
11 - Um golo tardio de Dominik Szoboszlai, de penálti, selou a vitória por 0-1 do Liverpool sobre o Inter de Milão, em San Siro. A vitória coloca os Reds de volta na luta por uma vaga na próxima fase. O Liverpool ocupa o nono lugar em termos de golos marcados, mas certamente encarará os dois últimos jogos como uma vitória obrigatória. O Inter, que sofreu golos nos últimos dois jogos, não conseguiu vencer. A derrota pôs fim a uma série de 11 jogos sem perder em casa na fase de grupos (10-1-0).
Arsenal vence na Bélgica e Benfica mantém esperanças
3 - Os dois golos de Oscar Gloukh deram ao Ajax o que pode ser considerado uma vitória de consolação no Azerbaijão, ao derrotar o Qarabag por 2-4. Mesmo que os neerlanseses vencessem, é improvável que isso fosse suficiente para passar desta fase. Já o Qarabag, que chegou a liderar o jogo por duas vezes, perdeu uma oportunidade de ouro para aumentar as esperanças de terminar a fase de grupos do campeonato entre os 24 primeiros. Foi a terceira vez esta época que marcou vários golos em casa e, mesmo assim, não conseguiu sair vitorioso.
16 - O Copenhaga pode agora sonhar com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões pela segunda vez consecutiva, graças a uma vitória por 2-3 no terreno do Villarreal. Andreas Cornelius marcou o golo da vitória no último minuto do tempo regulamentar, levando os dinamarqueses à segunda vitória consecutiva e ao último lugar entre os 24 primeiros. Com um ponto em seis jogos, o Villarreal não voltará a jogar na competição depois de janeiro. O Copenhaga, por sua vez, derrotou um clube espanhol pela primeira vez na 16.ª tentativa.
7 - O Athletic Bilbao conquistou o que deve ser considerado o seu melhor resultado na Liga dos Campeões esta temporada, empatando com o atual campeão Paris Saint-Germain (0-0) no San Mames. O clube basco teve apenas 28% de posse de bola na partida, mas ainda assim fez o suficiente para impedir o adversário francês. O PSG continua a ser o clube com mais golos marcados na fase de liga, com 19 nos últimos cinco jogos. No entanto, o Athletic Bilbao não marcou golos num jogo da Liga dos Campeões pela sétima vez, mais de um terço das vezes.
1 - A partida entre Bayer Leverkusen e Newcastle terminou empatada na Alemanha. Os dois clubes chegaram a liderar o marcador, mas tiveram de se contentar com um ponto cada, num empate 2-2. Os alemães, invictos nos últimos três jogos, ainda têm muito trabalho a fazer para avançar. Já os Magpies estão numa situação um pouco melhor, mas um ponto a mais deve ser suficiente. Foi a primeira vez em cinco confrontos diretos entre os dois que não houve vencedor.
10 - O Benfica de José Mourinho venceu dois jogos consecutivos depois de ter perdido os quatro primeiros. Desta vez, as vítimas foram os napolitanos, num importante triunfo por 2-0. Um golo em cada parte deu aos bicampeões da Taça dos Campeões Europeus a sua segunda vitória sobre os Partenopei. Os comandados de Antonio Conte são uma das quatro equipas que ainda não somaram qualquer ponto fora, tendo sofrido 10 golos.
18 - O Arsenal manteve a boa campanha na Champions com uma vitória por 0-3 sobre o Club Brugge, fora de casa. Noni Madueke marcou dois dos três golos dos Gunners, que estão praticamente garantidos nos oitavos de final com a sua sexta vitória em outros tantos jogos. Talvez o marcador tenha sido um pouco lisonjeiro a seu favor. Afinal, os belgas fizeram 18 tentativas de golo, sete a mais do que qualquer outra equipa nesta fase do campeonato.
32 - Os jogos do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões costumam ser os mais divertidos de todos. Desta vez, os alemães foram derrotados duas vezes pelo Bodo/Glimt e tiveram de se contentar com um ponto no empate em 2-2. Julian Brandt colocou os Schwarzgelben duas vezes à frente do marcador, mas não conseguiram segurar o resultado. O Dortmund, juntamente com o PSG, tem o maior número de golos marcados, mas os primeiros têm um total de 32 golos nos seis jogos que os envolvem, com uma média de mais de cinco por partida.
15 - O Manchester City saiu de uma desvantagem de um golo para pressionar ainda mais o Real Madrid. A vitória por 1-2 levou os Cityzens ao quarto lugar a duas jornadas do fim. Ambas as equipas estão entre as oito primeiras e vão tentar manter esses lugares para evitar uma eliminatória. A vitória do City na capital espanhola foi a 15.ª sobre adversários da LaLiga. Só contra equipas alemãs é que o City tem mais vitórias (24).
27 - A Juventus mantém o seu registo perfeito contra clubes cipriotas com uma vitória por 2-0 contra o Paphos. Weston McKennie e Jonathan David decidiram o jogo com seis minutos de diferença e os Bianconeri venceram pela segunda jornada consecutiva. O Paphos ainda não perdeu as esperanças, mas precisará de pelo menos quatro pontos nos dois últimos jogos se quiser tornar-se o segundo clube do seu país na fase a eliminar da Champions. A Juve já marcou 27 golos em sete jogos contra equipas do Chipre.
