As hostilidades abrem na terça-feira, dia em que as atenções vão centrar-se no Bernabéu, até porque Aston Villa, em Brugge, Borussia Dortmund, na receção ao Lille, e Arsenal, na casa do PSV Eindhoven, parecem claros favoritos.
No segundo dia da primeira mão, o Allianz Arena recebe o confronto entre as duas melhores equipas alemães, enquanto o Parque dos Príncipes acolhe o Liverpool, líder incontestado da Premier League e, provavelmente, o maior favorito ao título.
Por seu lado, o Inter Milão, na banheira de Roterdão, e o Barcelona, no Estádio da Luz, vão tentar começar a demonstrar que são superiores a Feyenoord e Benfica, respetivamente.
Com as mudanças na Champions, incluindo a troca da fase de grupos pela fase de liga e o aparecimento do play-off, os clubes do mesmo país puderam, pela primeira vez, enfrentar-se nos oitavos e o sorteio promoveu dois enormes duelos.
O primeiro está marcado para terça-feira, no Bernabéu, onde o campeão europeu em título, desfalcado do castigado Jude Bellingham, recebe os colchoneros, para o terceiro duelo da época entre os dois gigantes de Madrid, depois de dois empates a um golo na Liga espanhola.

Em 29 de setembro de 2024, no Metropolitano, o brasileiro Militão adiantou os merengues, aos 64 minutos, mas o argentino Correa empatou, aos 90+5, e, no Bernabéu, foi ao contrário, com o também argentino Julián Álvarez a adiantar os forasteiros, aos 35 minutos, para, aos 50, o francês Kylian Mbappé empatar.
O que se espera, assim, é mais um duelo pautado pelo equilíbrio, sendo que o mais provável é que as decisões fiquem adiadas para 12 março, dia da segunda mão.
No que respeita aos outros embates do dia de arranque dos oitavos, Clube Brugge e PSV vão tentar mostrar o porquê de terem afastado no play-off Atalanta e Juventus, respetivamente, e o Lille que não foi acaso que conseguiu - ao ser sétimo da fase de liga - o apuramento direto para os oitavos.

Ainda assim, o que se espera é que Aston Villa, Arsenal e Borussia Dortmund imponham a sua lei.
O segundo dia perspetiva-se bem diferente, com quatro duelos que prometem, especialmente o alemão, entre Bayern Munique e Borussia Dortmund, com primeira mão marcada para o Allianz Arena.
Os bávaros estão pela 17.ª vez consecutiva nesta fase da prova e partem por cima, pela história, nomeadamente os seis cetros europeus, e também porque são líderes destacados da Bundesliga, oito pontos à frente do Bayer Leverkusen.

Os campeões em título têm, porém, as suas armas, como mostraram nos três confrontos diretos com o Bayern esta época: venceram fora por 1-0, nos oitavos de final da Taça, e, na Bundesliga, empataram 1-1 no Allianz Arena e a zero em casa.
Desta forma, o que se espera é grande equilíbrio entre as duas principais equipas germânicas da atualidade, sendo bem provável que as decisões finais fiquem adiadas para Leverkusen.
Muita expectativa igualmente para o confronto do Parque dos Príncipes, onde o PSG, muito cómodo na primeira época pós Kylian Mbappé, recebe o Liverpool, equipa que está a dominar de forma clara a Premier League, rumo ao 20.º título.

Os reds, que também ganharam a fase de liga, são favoritos, muito também pela super forma de Mohamed Salah, num confronto com quatro portugueses entre os anfitriões (Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos) e um nos forasteiros (Diogo Jota).
A formação francesa, comandada por Luis Enrique, está pela 13.ª vez consecutiva nos oitavos, ainda em busca do primeiro título europeu, enquanto o Liverpool regressa dois anos depois e é talvez o grande favorito ao título, que seria o sétimo.
Nos outros confrontos, Inter Milão, face a Feyenoord, e Barcelona, com Benfica, partem como favoritos, mesmo para os jogos fora.

Ainda assim, os neerlandeses acabaram de afastar o AC Milan, de Sérgio Conceição, com um 1-0 em casa e um 1-1 fora, e os portugueses mostraram na fase de liga que podem incomodar os catalães, que estiveram a vencer na Luz por 3-1 e 4-2.
Programa da Champions:
Primeira mão
- Terça-feira, 04 mar:
Club Brugge - Aston Villa, 17:45
Borussia Dortmund - Lille, 20:00

PSV Eindhoven - Arsenal, 20:00

Real Madrid - Atlético de Madrid, 20:00
- Quarta-feira, 05 mar:
Feyenoord - Inter Milão, 17:45

Bayern Munique - Bayer Leverkusen, 20:00
Benfica - Barcelona, 20:00
Paris Saint-Germain - Liverpool, 20:00
Segunda mão
- Terça-feira, 11 mar:
Barcelona - Benfica, 17:45
Inter Milão - Feyenoord, 20:00
Bayer Leverkusen - Bayern Munique, 20:00
Liverpool - Paris Saint-Germain, 20:00
- Quarta-feira, 12 mar:
Lille - Borussia Dortmund, 17:45
Arsenal - PSV Eindhoven, 20:00
Aston Villa - Club Brugge, 20:00
Atlético de Madrid - Real Madrid, 20:00
Quartos de final (08 e 09 de abril e 15 e 16 de abril)
Jogo 1: Liverpool/Paris Saint-Germain - Aston Villa/Club Brugge
Jogo 2: Arsenal/PSV Eindhoven - Atlético de Madrid/Real Madrid
Jogo 3: Barcelona/Benfica - Lille/Borussia Dortmund
Jogo 4: Bayer Leverkusen/Bayern Munique - Inter Milão/Feyenoord
Meias-finais (29 e 30 de abril e 06 e 07 de maio)
Jogo 5: Vencedor Jogo 2 - Vencedor Jogo 1
Jogo 6: Vencedor Jogo 3 - Vencedor Jogo 4
Final (31 de maio, na Allianz Arena, em Munique)
Vencedor Jogo 5 - Vencedor Jogo 6