Liga dos Campeões: Uma estatística de cada jogo de uma última jornada caótica

Benfica festeja a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões
Benfica festeja a passagem aos oitavos de final da Liga dos CampeõesREUTERS/Pedro Rocha

A quarta-feira proporcionou talvez o final mais dramático de sempre de uma fase de grupos da Liga dos Campeões, com golos nos últimos minutos e momentos inacreditáveis a destacarem uma noite de futebol notável. Eis uma estatística de cada um dos 18 jogos que se realizaram.

Benfica faz o impensável

18 - A história da noite, e da fase de apuramento para a Liga, aconteceu em Lisboa, onde o Benfica marcou um golo aos 98 minutos, por intermédio do guarda-redes Anatolii Trubin, para vencer o Real Madrid por 4-2. Este golo ajudou os encarnados a garantir o último lugar na fase a eliminar, enquanto o Real é agora obrigado a disputar os play-offs da fase a eliminar pelo segundo ano consecutivo. Com a terceira vitória sobre o Real, o Benfica tornou-se a 18.ª equipa a derrotar os Blancos em três ou mais ocasiões nas competições europeias.

12 - O Olympiakos foi obrigado a trabalhar num empate crucial para a equipa. Mas os campeões gregos encontraram um caminho, com Gelson Martins e Santiago Hezze a marcar para os visitantes na vitória por 2-1 frente ao Ajax na capital neerlandesa. Com isso, o Olympiakos passa para a fase a eliminar, em detrimento do tetracampeão da Liga dos Campeões, que está eliminado. O Thrylos estava há muito tempo à espera de regressar à fase a eliminar da Liga dos campeões, sendo esta a sua primeira participação em 12 anos.

10 - O FC Copenhaga não conseguiu repetir a magia da fase anterior. Apesar de ter saído na frente do Barcelona, os catalães entraram com tudo no segundo tempo, marcando quatro golos e goleando os dinamarqueses por 4-1. Com isso, o Barcelona passa diretamente aos oitavos de final, como na temporada passada. O Copenhaga, por sua vez, deixa a competição depois de ter sofrido o segundo maior número de golos, com 21. Esta foi também a sua 10.ª derrota contra uma equipa espanhola (1-6-10).

3 - O Bayer Leverkusen fez uma boa exibição e garantiu a passagem aos play-offs graças à vitória por 3-0 sobre o Villarreal. Malik Tillman marcou dois golos no primeiro tempo e Alex Grimaldo fez o terceiro antes do intervalo. O Submarino Amarelo foi ao fundo, ao terminar com apenas um ponto. O Leverkusen tem impressionado contra as equipas espanholas em casa, sendo esta a sua terceira vitória consecutiva neste tipo de jogos.

9 - O Tottenham teve de mostrar alguma paciência contra uma equipa do Eintracht Frankfurt teimosa e sem nada a perder. Ainda assim, Randal Kolo Muani e Dominic Solanke marcaram golos na segunda parte, ajudando-os a vencer por 2-0 na Alemanha. Os Spurs vão agora saltar a fase de play-off, entrando diretamente nos oitavos de final. O Frankfurt, que perdeu as suas últimas quatro partidas, não voltará a ver mais nenhuma ação europeia esta época. Pela primeira vez em nove anos, o conjunto do norte de Londres não sofreu nenhum golo fora de casa na fase de grupos.

13 - O Liverpool não facilitou a vida ao adversário e goleou o Qarabag por 6-0 em Anfield, com cinco jogadores diferentes. Depois de encerrarem a fase de grupos com duas vitórias consecutivas, os Reds estarão no sorteio dos oitavos de final no final de fevereiro. Apesar de o resultado não ter sido o desejado, o Qarabag conseguiu passar aos oitavos de final, tornando-se a primeira equipa azeri a fazê-lo. No entanto, sofreu 13 golos fora de casa, o maior número entre todas as equipas na fase de liga.

6 - O Manchester City fez o seu trabalho no primeiro tempo para vencer o Galatasaray por 2-0 em casa. Erling Haaland e Rayan Cherki foram os autores dos golos dos Cityzens, que são uma das cinco equipas da Premier League a passar aos oitavos de final diretamente da fase de grupos. A equipa turca nunca esteve em sério risco de cair para fora dos 24 primeiros e vai continuar a sua viagem europeia em fevereiro. O City é agora a sexta equipa inglesa a derrotar o Galatasaray de na Europa.

5 - A última equipa inglesa a garantir o seu lugar nos oitavos de final na quarta-feira foi o Chelsea, que lutou para derrotar o Nápoles por 2-3 no Estádio Diego Armando Maradona. O golo de João Pedro a oito minutos do fim, o segundo do brasileiro na partida, decidiu o resultado para os dois lados. Enquanto os Blues comemoram a passagem entre os oito primeiros, o Nápoles é eliminado da Liga dos Campeões, sendo a primeira vez que não consegue passar de uma fase de grupos. Curiosamente, é a quinta vez que os Partenopei perdem em casa na Europa por um resultado de 3-2.

23 - O Arsenal tornou-se a primeira equipa da fase de grupos da Liga dos Campeões a vencer todos os seus jogos ao derrotar o último classificado Kairat Almaty por 3-2. Os três golos dos Gunners foram marcados nos primeiros 45 minutos, o que lhes permitiu manter o primeiro lugar. O Kairat encerrou a sua primeira participação na Liga dos Campeões, embora tenha saído em alta. Marcou golos nos quatro jogos fora de casa, mas isso não impediu que terminasse em último lugar. O Arsenal acaba com o melhor registo ofensivo da prova, com 23 golos marcados.

Sporting quebra corações em Bilbao

11 - As duas equipas portuguesas acabaram por marcar golos no final da partida, com Alisson Santos a marcar o terceiro golo do Sporting nos últimos instantes da vitória por 2-3 sobre o Athletic Club. Este golo acabou por ser decisivo para os dois lados da tabela. O Sporting terminou entre os oito primeiros graças a outros resultados. Já o Athletic foi eliminado por não ter conseguido a vitória necessária. Para o clube basco, é a primeira vez em 11 anos que perde um jogo europeu em casa em que marcou dois ou mais golos.

1 - A vitória do Club Brugge por 3-0 sobre o Olympique de Marselha provou que todos os golos são importantes. A equipa belga vai disputar a fase a eliminar da competição pelo terceiro ano consecutivo. O golo de Aleksandar Stankovic a 11 minutos do fim, aliado ao já referido drama em Lisboa, fez com que o Marselha perdesse a oportunidade de se juntar ao Club Brugge na fase a eliminar. À entrada para este jogo, o Marselha nunca tinha perdido com uma equipa da Bélgica. 

0 - O único jogo desta fase sem golos aconteceu no Stade Louis II, onde AS Monaco e Juventus empataram. Embora o conjunto da Ligue 1 tenha criado mais oportunidades, não conseguiu colocar a bola no fundo da rede. As duas equipas vão disputar os play-offs pelo segundo ano consecutivo. O Mónaco está feliz por ter mantido três jogos consecutivos sem sofrer golos em casa, enquanto a Juve não teve qualquer remate à baliza na partida.

23 - O Inter de Milão encerrou a série de três derrotas consecutivas com uma vitória por 2-0 sobre o Borussia Dortmund, mas o resultado não foi suficiente para que os nerazzurri entrassem no grupo dos oito primeiros. O Dortmund, que também havia começado muito bem, ficou sem vencer nos últimos três jogos, incluindo derrotas nas duas partidas deste mês. Ambas as equipas estarão no sorteio do play-off na sexta-feira. O Inter não sofre golos em solo alemão pela primeira vez em 23 anos.

7 - O Bodo/Glimt conseguiu fazer o que nenhum dos outros três estreantes da Liga dos Campeões nesta temporada conseguiu, ou seja, passar da fase de liga. Na capital espanhola, os noruegueses conseguiram vencer o Atlético de Madrid por 1-2 e, graças aos resultados de outros jogos, conseguiram o apuramento. Com a derrota, os colchoneros perderam a chance de ficar entre os oito melhores. Os sete golos marcados fora de casa pela equipa do Círculo Polar Ártico foram o melhor registo da equipa numa fase de grupos europeia.

25 - O Pafos despede-se da Liga dos Campeões em grande estilo, com a segunda vitória da campanha. O conjunto do Chipre goleou o Slavia Praga por 4-1 e por pouco não se apurou para a fase a eliminar. Em comparação, a partida encerrou uma péssima campanha dos checos, que têm apenas uma vitória na Liga dos Campeões. A formação da capital checa não venceu nenhuma partida fora de casa na competição e sofreu 25 golos em 10 jogos.

33 - O Bayern de Munique garantiu o segundo lugar graças a uma vitória por 1-2 fora de casa contra o PSV Eindhoven. Os bávaros marcaram o golo da vitória com Harry Kane a seis minutos do fim. Enquanto o Bayern pode desfrutar de um lugar nos oitavos de final - algo que foi confirmado antes do início da ronda - o PSV está fora da competição. Foi a terceira derrota em casa na fase de grupos. A única outra vez que o clube perdeu três jogos em casa na mesma fase de grupos foi há 33 anos, na primeira edição da atual Liga dos Campeões.

4 - O empate entre Paris Saint-Germain e Newcastle na capital francesa não ajudou nenhuma das duas equipas no confronto direto por uma vaga entre os oito melhores. No final das contas, nenhuma das duas equipas ficará de fora dos play-offs e voltará à ação em algumas semanas. Os Magpies mantêm a invencibilidade contra o PSG em três jogos (1-2-0). No entanto, estão sem vencer em solo francês nas últimas quatro viagens (0-2-2).

20 - A outra equipa a ser eliminada, apesar de ter vencido para dar esperança, foi o Union Saint-Gilloise. Com um golo de Anan Khalaili, o campeão belga venceu a Atalanta por 1-0. Dada a sua diferença de golos, a vitória era sempre um tiro no escuro para o Union, que verá o seu percurso europeu terminar mais cedo. É a quinta derrota em seis jogos da Atalanta contra equipas da Bélgica (1-0-5), com um total de 20 golos marcados - 10 a favor e 10 contra.