Mais

Liga dos Campeões: Uma estatística de cada um dos jogos da segunda mão dos playoffs

O Club Brugge apurou-se para os oitavos
O Club Brugge apurou-se para os oitavos ROBERTO TOMMASINI / NurPhoto / NurPhoto via AFP
A Liga dos Campeões viveu momentos dramáticos nos últimos dois dias, com a conclusão do play-off de acesso aos oitavos da competição. Mais oito equipas juntaram-se às oito melhores equipas da fase de apuramento para a Liga. Veja aqui um dado de cada uma das partidas de volta.

5 - O AC Milan, sete vezes campeão, viu a sua jornada na Liga dos Campeões chegar ao fim, pois o empate casa com o Feyenoord não foi suficiente para reverter a derrota por 1-0 na semana passada. Com isso, os rossoneri estão agora sem vitórias em cinco jogos da fase a eliminar da Champions. A última vitória nesta fase da competição aconteceu na temporada 2022/23, quando venceu o Nápoles nos quartos de final.

4 - O Benfica e o Mónaco empataram (3-3) em Lisboa, um resultado suficientemente bom para levar a equipa portuguesa a vencer por 4-3 no agregado. Pela terceira vez nas últimas cinco épocas, os bicampeões europeus vão disputar os 16 avos-de-final. No entanto, o empate fez com que o Benfica ficasse quatro jogos em casa sem vencer na Liga dos Campeões, desde que derrotou o Atlético de Madrid por 4-0 na 2.ª jornada.

17 - O Bayern de Munique não conseguiu vencer o jogo contra o Celtic. No final, Alphonso Davies marcou um golo no final do jogo para dar aos bávaros um empate 1-1 e uma vitória agregada de 3-2. O Bayern está agora nos oitavos de final da Liga dos Campeões pelo 17.º ano consecutivo. Se incluirmos todas as competições de clubes da UEFA, é a 22.ª época consecutiva em que os gigantes alemães chegam aos oitavos de final, 21 das quais nesta competição.

21 - O Club Brugge está de volta aos oitavos de final da Liga dos Campeões, pela segunda vez nas últimas três épocas. A vitória por 3-1 sobre a Atalanta, com 5-2 na eliminatória, deu aos belgas o terceiro triunfo em Itália. A última vez que os belgas venceram um clube italiano fora de casa foi há 21 anos, na fase de grupos da temporada 2003/04. Naquela ocasião, os belgas venceram o AC Milan por 1-0 em San Siro. Com isso, o Blauw-Zwart terminou em terceiro lugar.

16 - O Borussia Dortmund empatou sem golos com o Sporting CP em casa. Ainda assim, o resultado foi suficiente para a equipa da Bundesliga seguir em frente, vencendo por 3-0 nos dois jogos. Curiosamente, este foi o 16.º jogo do Dortmund contra um adversário português, mas foi o primeiro empate num jogo deste género. Para o Sporting, foi o sexto empate em 29 jogos contra clubes da Bundesliga.

12 - O Real Madrid ganhou vida quando mais precisava. A vitória em casa por 3-1 sobre o Manchester City completou a eliminatória de 6-3 para os campeões, que voltaram a avançar, enquanto os cityzens estão eliminados. A temporada desastrosa continua para os campeões de 2022/23, que perderam quatro jogos consecutivos na Liga dos Campeões. É a primeira vez em 12 anos que o Manchester City perde quatro jogos consecutivos fora de casa na Europa, tendo a última derrota ocorrido nos oitavos de final da Liga Europa de 2011/12 e na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2012/13.

7 - O Paris Saint-Germain não deixou pedra sobre pedra na goleada de 7-0 sobre o Brest, da Ligue 1. A primeira campanha do clube na competição continental foi encerrada com uma derrota por 10-0 na eliminatória. Os parisienses estão no caminho certo para o sorteio dos oitavos-de-final. Além de ter sido a maior goleada da história do clube na Europa, foi também a primeira vez que os parisienses marcaram sete golos numa partida continental.

9 - O PSV foi a última equipa a garantir o seu lugar nos oitavos de final. Precisou do prolongamento, mas conseguiu o feito contra a Juventus. O resultado de 3-1 na noite (4-3 na eliminatória) permite ao clube de Eindhoven marcar presença consecutiva nos oitavos de final. Além disso, os campeões neerlandeses estão invictos nos seus últimos nove jogos em casa para a Liga dos Campeões; a última derrota em Eindhoven foi para o Rangers na ronda de repescagem em 2022/23.