Liga dos Campeões: Uma estatística de cada um dos jogos da sétima jornada

Qarabag está prestes a fazer história
Qarabag está prestes a fazer históriaTOFIK BABAYEV / AFP

Na terça e quarta-feira, foi dado um passo importante para determinar quem se classificará para os oitavos de final da Liga dos Campeões. A penúltima jornada não dececionou, com alguns resultados expressivos em todo o continente. Veja aqui os números de cada partida.

Bodo/Glimt faz o impensável

12 - Precisando de uma vitória para manter vivas as esperanças de apuramento, o Club Brugge começou a semana com uma goleada por 1-4 sobre o Kairat Almaty na capital do Cazaquistão. Quatro jogadores dos Blauw-Zwart marcaram os golos da partida. O clube ainda não está entre os 24 primeiros, mas a vitória abre essa possibilidade. Com 12 golos marcados nesta fase, é o maior número de golos que os belgas já marcaram numa fase de grupos da Liga dos Campeões.

7 - A maior surpresa da semana aconteceu no Círculo Polar Ártico, onde o Bodo/Glimt conseguiu uma impressionante vitória por 3-1 sobre o campeão de 2022/23, o Manchester City. Os noruegueses foram letais no contra-ataque, castigando os adversários mais badalados e conquistando três pontos vitais. As ambições do City de ficar entre os oito primeiros foram prejudicadas com este revés. Foi a primeira vitória de Bodo na Liga dos Campeões propriamente dita e também a primeira vitória sobre uma equipa inglesa - ambas pela sétima vez.

20 - O Copenhaga, apesar de ter ficado com um homem a menos, empatou em casa com o Nápoles por 1-1, num jogo de grande importância para as duas equipas. Thomas Delaney viu o vermelho 10 minutos antes do intervalo, com os detentores da Serie A a aproveitarem a vantagem de um homem minutos depois. Mas os dinamarqueses persistiram e empataram a 18 minutos do fim para se manterem vivos. O conjunto dinamarquês marcou golos nos seus últimos 20 jogos europeus em casa.

17 - O Arsenal tornou-se a primeira equipa a garantir um lugar nos oitavos de final após uma vitória por 1-3 sobre o Inter de Milão. A equipa de Mikel Arteta vingou-se dos nerazzurri pela derrota da época passada nesta fase da competição. Um golo de Gabriel Jesus e outro de Viktor Gyökeres ajudaram os Gunners a manter a liderança da fase de grupos. O Inter perdeu para uma equipa inglesa pela 17.ª vez.

9 - A péssima campanha do Villarreal na fase de grupos levou a equipa espanhola a ceder uma vantagem em casa frente ao Ajax. O Submarino Amarelo acabou derrotado por 1-2 diante dos seus adeptos. Oliver Edvardsen marcou o golo da vitória do tetracampeão nos 90 minutos e abriu a hipótese de apuramento. O Villarreal sofreu nove golos em casa nesta fase da Liga, o maior número de golos que já sofreu na fase de grupos de uma época.

45 - O Real Madrid voltou a vencer com uma goleada de 6-1 sobre o AS Monaco. Os dois golos de Kylian Mbappé na primeira parte levaram os recordistas da Liga dos Campeões à sua quinta vitória na competição este ano. O Mónaco corre agora o risco de ficar de fora dos 24 primeiros, pois tem a pior diferença de golos dos atuais 24 primeiros. Foram 45 remates na partida, com os espanhóis a superarem o adversário por 25-20.

14 - Costinha e Mehdi Taremi marcaram nos primeiros 45 minutos e ajudaram o Olympiakos a vencer o Bayer Leverkusen por 2-0. O campeão grego precisava urgentemente dos três pontos para se manter na luta pelo primeiro apuramento desde 2013/14. A situação do Leverkusen também se complicou, já que precisará de um resultado na próxima quarta-feira para seguir em frente. O Thrylos conquistou a sua primeira vitória sobre um adversário alemão em 14 anos.

4 - O Sporting CP conseguiu a outra grande reviravolta da noite de terça-feira graças a um golo de Luis Suárez aos 90 minutos. Com isso, venceu o Paris Saint-Germain por 2-1. Ambas as equipas têm 13 pontos e estão apurados para a fase a eliminar. Resta agora saber se conseguirão evitar os play-offs eliminatórios. O Sporting conseguiu vencer todos os seus jogos em casa nesta fase, o que acontece pela quarta vez numa competição de clubes da UEFA.

15 - Um cartão vermelho aos 24 minutos do primeiro tempo colocou o Borussia Dortmund atrás da bola oito contra o Tottenham. Os londrinos venceram os alemães por 2-0 . Com apenas um remate à baliza em toda a partida, o clube da Bundesliga perdeu as esperanças de se qualificar diretamente para os oitavos. Na verdade, o Dortmund é a equipa que mais golos sofreu entre os atuais 24 primeiros classificados, com 15 golos.

Qarabag aproxima-se da fase a eliminar

24 - O Galatasaray foi o mais feliz entre eles e o Atlético de Madrid após o empate (1-1) em Istambul. Depois de sofrer logo aos quatro minutos de jogo, os turcos conseguiram reagir 16 minutos depois com um autogolo. O empate deixa o Gala com a vaga quase garantida na fase a eliminar, enquanto o Atlético agora tem mais trabalho para conquistar um dos cobiçados oito primeiros lugares. É a primeira vez em 24 partidas europeias que os colchoneros ficam pelo empate.

11 - Talvez a história da Liga dos Campeões desta temporada, o Qarabag conseguiu outra vitória notável. Desta vez, a vitória veio às custas do Eintracht Frankfurt, quando o golo de Bahlul Mustafazada aos 90 minutos colocou os azeris à beira do apuramento. A vitória por 3-2 também eliminou oficialmente o Frankfurt da luta pela passagem à próxima fase. O Qarabag precisou de 11 tentativas para finalmente vencer um clube da Bundesliga, já que estava com 0-2-8 antes do pontapé inicial.

2 - Do nada, o Athletic Club está entre os 24 primeiros. O clube basco venceu a Atalanta por 2-3 em Bérgamo. Dois golos no espaço de quatro minutos da segunda parte ajudaram o Bilbao a ultrapassar a linha de água, aumentando as suas hipóteses de passar à fase a eliminar. A Atalanta, já garantida entre os 24 primeiros, precisará de vencer na próxima semana para se apurar diretamente para os oitavos. Para o Athletic, próximo adversário do Sporting, foi apenas a segunda vitória fora de casa na Liga dos Campeões propriamente dita.

5 - Harry Kane marcou duas vezes para o Bayern de Munique, mas desperdiçou a possibilidade de fazer um hat-trick. Mesmo assim, os bávaros venceram o Union Saint-Gilloise por 2-0 em casa e garantiram um lugar entre os oito melhores. Os Unionstes ainda podem sonhar em disputar a Champions em fevereiro, mas precisarão de uma vitória na próxima semana, além de uma ajuda. O clube perdeu pela primeira vez em solo alemão, no quinto jogo disputado na Europa.

0 - Moises Caicedo salvou o Chelsea de uma inesperada perda de pontos em casa, já que os Blues venceram o Pafos por 1-0. Os comandados de Liam Rosenior estão agora garantidos entre os 24 primeiros e podem tentar chegar aos oitavos de final. O estreante Pafos ainda não está eliminado, mas precisa de somar três pontos na última partida para ter alguma esperança. Se os cipriotas conseguirem avançar, terão de melhorar o seu desempenho fora de casa. O Pafos é a única equipa que disputou todos os seus jogos fora de casa na fase de liga e não marcou nenhum golo.

32 - A Juventus venceu o Benfica. Os golos marcados na segunda parte, com nove minutos de diferença, deram aos Bianconeri a vitória por 2-0 em casa e a passagem à fase seguinte com um jogo a menos. Entretanto, a equipa portuguesa continua agarrada à calculadora. A Juve tem tido grandes dificuldades com as águias, sendo esta apenas a sua segunda vitória em 10 jogos (2-1-7). A única outra vitória aconteceu há 32 anos, na Taça UEFA.

22 - O golo de Dominiki Szoboszlai pouco antes do intervalo foi fundamental para o Liverpool, que marcou mais dois golos na segunda parte e derrotou o Olympique de Marselha por 0-3 no Stade Velodrome. Pela segunda vez nesta fase, os reds venceram dois jogos consecutivos. Com isso, o conjunto inglês está em quarto lugar a uma jornada do fim. O Marselha está em 19.º lugar e precisa de um ponto para evitar a eliminação. Com este resultado, o Liverpool chegou à 22.ª vitória sobre os franceses.

38 - O Newcastle também está apurado depois de vencer em casa o PSV Eindhoven por 3-0. Yoane Wissa começou a festa no St. James's Park com um golo logo no início, antes de Anthony Gordon e Harvey Barnes também marcarem, numa noite maravilhosa para os Magpies. O PSV, que precisa de mais um resultado para garantir um lugar entre os 24 primeiros, perdeu jogos consecutivos na fase de grupos, depois de ter estado 38 jogos sem o fazer.

8 - Apesar de uma primeira parte caótica, o Barcelona marcou dois golos na segunda parte e venceu o Slavia Praga, da República Checa, por 2-4. Dani Olmo marcou o golo do triunfo e Robert Lewandowski colocou o resultado em dúvida oito minutos mais tarde. Os catalães estão de novo na luta pela passagem aos oitavos de final, eliminando o seu adversário. O Slavia está agora há oito jogos em casa na Europa sem vencer.

Siga a Liga dos Campeões no Flashscore