Mais

Liga dos Campeões: Uma estatística de cada uma das partidas da 2.ª mão dos play-offs

Qarabag festeja o regresso à fase de liga
Qarabag festeja o regresso à fase de ligaRESUL REHIMOV / ANADOLU / Anadolu via AFP

As eliminatórias da Liga dos Campeões chegaram ao fim na terça e quarta-feira com a 2.ª mão dos play-offs. Esta quinta-feira, será realizado o sorteio da fase de liga. Antes disso, aqui está um dado de cada um dos jogos desta semana.

5 - O Kairat Almaty conseguiu manter a invencibilidade em casa - como fez em todos os quatro jogos da fase de apuramento - e precisou dos penálti para derrotar o Celtic. Nenhum dos dois clubes conseguiu balançar as redes durante 210 minutos de jogo, com o guardião cazaque Temirlan Anarbekov a defender três penáltis e a sua equipa a vencer por 4-2.

Será a sua primeira participação na Liga dos Campeões propriamente dita. Para o Celtic, é a quinta vez consecutiva que não consegue chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões através das rondas de qualificação.

3 - A notável ascensão do Bodo/Glimt atingiu um novo patamar, já que o conjunto norueguês venceu o Sturm Graz por 6-2 no agregado, apesar de ter perdido por 2-1. O clube do Círculo Polar Ártico pôs fim à espera de 18 anos de uma equipa na fase principal da Liga dos Campeões.

Mesmo assim, o Sturm pode consolar-se com o resultado: agora, o clube está numa sequência de três vitórias em jogos europeus em casa, algo que não acontecia desde 2000/01. Ironicamente, nessa ocasião, o clube passou da fase a eliminar.

8 - O Pafos fez história ao marcar um golo aos 89 minutos para ajudar os cipriotas a empatarem 1-1 em casa com o Estrela Vermelha e, mais crucial ainda, a vencerem por 3-2 no agregado. O resultado foi o sétimo empate do Estrela Vermelha contra adversários cipriotas (3-7-1), que caiu na Liga Europa propriamente dita.

O Pafos, por sua vez, terá a sua primeira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, tornando-se a terceira equipa cipriota a fazê-lo. O país termina assim uma espera de oito anos para ter um clube nesta fase da competição.

1 - O Copenhaga vai participar pela sétima vez na fase principal da Liga dos Campeões, depois de ter vencido o FC Basel por 2-0 em casa e por 3-1 nos dois jogos. É a terceira vez em quatro anos que os 16 vezes campeões dinamarqueses vão participar nesta fase da principal competição europeia de clubes. O Copenhaga sofreu apenas um golo nos seis jogos da fase de qualificação deste verão, ficando cinco jogos sem sofrer golos. São menos seis golos do que há dois anos.

6 - O Club Brugge eliminou o Rangers em grande estilo, vencendo por 6-0 na Bélgica, completando um agregado de 9-1. Com isso, os finalistas da Liga Europa de 1977/78 disputam a fase de grupos da Liga dos Campeões pela sétima vez em oito anos.

A equipa é a única das sete que se apuraram a vencer todos os seus jogos. O Blauw-Zwart tem impressionado nas eliminatórias da Liga dos Campeões nos últimos anos, já que a vitória de quarta-feira à noite foi a sexta consecutiva em jogos desse tipo. O conjunto belga está invicto há oito jogos nas eliminatórias (7-1-0).

20 - Foi difícil, mas o Benfica está de volta à ronda principal. A equipa de Bruno Lage venceu o Fenerbahçe por 1-0 na Luz e conseguiu o apuramento. O golo de Karem Akturkoglu, 10 minutos antes do intervalo, foi o suficiente para os bicampeões europeus, que não sofreram golos nos quatro jogos da fase de qualificação.

A recompensa é a 20.ª presença na Liga dos Campeões propriamente dita, a maior entre as sete equipas que se apuraram. Além disso, o clube lisboeta conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões nas suas últimas quatro deslocações.

13 - O Qarabag terá a sua segunda participação na Liga dos Campeões depois de vencer o Ferencvaros por 5-4 no agregado. Os húngaros venceram por 2-3 fora de casa, mas não foi o suficiente para reverter a desvantagem do jogo da 1.ª mão.

A espera de oito anos do Azerbaijão por uma participação na fase regular da Liga dos Campeões chegou ao fim. O Fradi caiu para a Liga Europa pelo segundo ano consecutivo, apesar de ter vencido um jogo da fase de play-off pela primeira vez em seis tentativas. Além disso, o clube marcou 13 golos nas eliminatórias para a Liga dos Campeões, número que só foi superado pela equipa que o eliminou (o Qarabag marcou 15).