Mais

Liga dos Campeões: Uma estatística relevante sobre cada um dos jogos dos oitavos

O PSG vai sentir-se roubado
O PSG vai sentir-se roubadoGabrielle CEZARD / Sipa Press / Profimedia

A Liga dos Campeões não deixou de ser dramática durante os jogos da primeira mão dos oitavos de final. Aqui está um dado de cada um dos oito jogos que aconteceram na terça e quarta-feira.

19 - O Aston Villa teve de mostrar muita determinação na Bélgica. No final, o clube belga derrotou o Club Brugge por 3-1 e chegou à decisão na próxima semana. Os belgas, que chegam a esta fase pela segunda vez em três temporadas da Champions, sofreram a 19.ª derrota contra adversários ingleses. O resultado vem apenas um mês depois da derrota para o Manchester City na oitava rodada.

500 - O Real Madrid tem uma pequena vantagem no jogo contra o rival Atlético de Madrid. Os 15 vezes campeões venceram em casa por 2-1, o que lhes dá uma boa chance de avançar. O jogo foi também o 500.º da Taça da Europa/Liga dos Campeões para o Real. O registo geral na competição é de 302-85-113.

7 - O Arsenal foi muito forte em Eindhoven, com uma goleada de 7-1 ao PSV. Este resultado coloca os Gunners virtualmente nos quartos de final. Foi o maior número de golos que o PSV alguma vez sofreu num jogo europeu. No entanto, foi apenas a segunda vez que perdeu por seis golos num confronto continental. A única ocasião anterior foi em 1979/80, na Taça UEFA. O campeão da Eredivisie também perdeu por 6-0 para o Saint-Etienne na Taça UEFA de 1979/80.

6 - Borussia Dortmund e Lille não conseguiram resolver as diferenças e empataram em (1-1) na Alemanha. Isso certamente dá confiança ao clube da Ligue 1 para o jogo da segunda mão. O Dortmund está invicto nos últimos seis jogos em casa na fase a eliminar da Champions. É um feito impressionante para os Schwarzgelbe. A sua última derrota num jogo em casa da fase eliminatória da Liga dos Campeões ocorreu em 2021, perdendo por 4-2 no agregado para o Manchester City.

8 - O Inter de Milão continua muito bem na Liga dos Campeões. Os nerazzurri venceram o Feyenoord por 2-0 em Roterdão. Eles são agora os grandes favoritos para avançar nesta eliminatória. É o oitavo jogo sem sofrer golos do Inter na Europa. Nenhuma outra equipa tem mais. Na verdade, está a um passo de igualar o recorde de mais jogos sem sofrer golos numa época da Champions. Nunca ninguém tinha atingido dois dígitos em jogos sem sofrer golos na mesma época.

27 - O Paris Saint-Germain não conseguiu vencer o Liverpool por 1-0 em casa, e os donos da casa tiveram de lamentar as chances perdidas. Em todos os 90 minutos, o PSG teve 27 finalizações, o maior número em um jogo da Liga dos Campeões nesta temporada. É também a quinta vez que o clube tem pelo menos 20 remates num jogo europeu esta época.

5 - Apesar de ter estado com um homem a mais durante a maior parte do jogo, o Benfica perdeu por 1-0 em casa do Barcelona. Embora ainda haja esperança no jogo da segunda mão, a equipa portuguesa sabe que fez asneira. Já são cinco jogos continentais em casa sem vitória para o Benfica, que terá de mudar isso rapidamente.

21 - Na Liga dos Campeões, o Bayern de Munique dominou a partida com o campeão da Bundesliga e venceu o Bayer Leverkusen por 3-0. Poucos esperavam um resultado assim entre as duas equipas, mas foi o que aconteceu. Os bávaros estão agora há 21 jogos europeus em casa sem perder, tendo vencido 17 deles durante esse período. Este foi apenas o quinto jogo do Leverkusen contra equipas alemãs na Europa.