Mais

Liga dos Campeões: Xabi Alonso culpa "falta de maturidade" pela derrota no Metropolitano

Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen
Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen OSCAR DEL POZO / AFP
O treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso, lamentou o fracasso da sua equipa em segurar uma vantagem na primeira parte contra o Atlético de Madrid, 10.º classificado, que deu a volta e venceu, por 2-1, na terça-feira, e disse que a sua equipa não teve maturidade para lidar com a pressão.

Recorde as incidências da partida

Xabi Alonso disse que a sua jovem equipa pode aprender com a derrota, à medida que se aproxima a fase eliminatória, com o Leverkusen a tentar chegar aos oitavos de final, de forma direta, com um resultado entre os oito primeiros para evitar os play-offs.

Depois de ter interrompido a série de 11 vitórias consecutivas em Madrid, o Leverkusen ocupa o sexto lugar da classificação, com 13 pontos, atrás do Atlético, terceiro, com 15.

"Acho que quando se compete ao mais alto nível é preciso aprender com essas experiências", disse Alonso ao Movistar Plus.

"Nestas situações não é só o futebol que conta, é também a maturidade que temos nesse momento e hoje acho que nos faltou esse ponto ao mais alto nível e temos de o melhorar se quisermos competir nestes jogos", acrescentou.

"Ainda estamos na fase de grupos, mas se estamos nos oitavos de final, nos quartos de final, especialmente quando jogamos fora de casa, temos de aprender com estes momentos, perceber o que precisamos, não só no jogo em si, mas na energia do jogo, ler o jogo e aprender o que fazer quando estamos um pouco sobrecarregados pela situação, como reagir. É muito fácil de dizer, mas o melhor é quando se vive a experiência em campo, é aí que se aprende a lê-la, o que por vezes é complicado. Para nós, é uma boa experiência competir a um nível tão elevado", disse Xabi Alonso.

Na próxima quarta-feira, o Bayer Leverkusen recebe o Sparta de Praga no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.