
Newcastle United
Os "magpies" conseguiram sair da luta contra a despromoção para a Liga dos Campeões num ano, e não lhes custou assim tanto dinheiro. Embora tenham chegado reforços mais caros, o maior trabalho foi feito pelo treinador Eddie Howe e pela sua equipa. O trabalho concetual trouxe sucesso ao ponto de o Newcastle estar entre as melhores equipas da Premier League e regressar à cena europeia depois de terminar em quarto lugar.
A última vez que o Newcastle disputou uma competição internacional foi na época 2012/13, quando chegou aos quartos de final da Liga Europa e foi eliminado pelo Benfica. Só por duas vezes o clube jogou na fase de grupos da Liga dos Campeões e só uma vez passou da mesma, tendo o seu último jogo da Liga dos Campeões sido na pré-época de 2003/04 contra o Partizan, contra o qual foi eliminado.
O melhor marcador geral em competições europeias com a camisola preta e branca é Alan Shearer, com 30 remates certeiros. O guarda-redes Shay Given foi titular em 54 jogos. O Newcastle venceu a extinta Taça Intertoto em 2006. Na terceira ronda, defrontou o Dubnica, da Eslováquia, e venceu o jogo duplo por 5-1 (2-0 e 3-1).

Real Sociedad
Cinco vezes o Sevilha, três vezes o Valência e uma vez o Bilbao e o Villarreal terminaram em quarto lugar na La Liga, atrás de Real, Barcelona e Atlético, seja qual for a ordem por que estes três ficaram nos últimos dez anos. A Real Sociedad conseguiu-o agora e, mais recentemente, em 2012/13, qualificando-se para a Liga dos Campeões pela terceira vez.
Há dez épocas, começou por ter de eliminar o Lyon nas pré-eliminatórias, mas agora tem um grupo garantido, onde terminou em último lugar da última vez. A primeira vez que os bascos disputaram a competição milionária foi na época 2003/04 e conseguiram passar o grupo, mas acabaram por ser eliminados pelo já referido Lyon.

Union Berlin
Talvez a maior surpresa desta temporada da Bundesliga tenha sido o Bayern, que ficou em primeiro lugar, depois de uma reta final absolutamente dramática... para o Borussia Dortmund. Apesar de uma posição tão elevada não ser sustentável a longo prazo, trata-se de um grande feito, uma vez que o Union nunca tinha chegado à Liga dos Campeões desde a sua fundação em 1906.
O percurso do emblema de Berlim tem sido magnífico. Em 2019, subiram à primeira divisão pela primeira vez na sua história. Desde então, jogaram a Liga da Conferência durante um ano e a Liga Europa durante a época atual. O quarto lugar da edição 2022/23 é também logicamente a melhor posição do clube.

RC Lens
O Lens tem uma história semelhante à do Union. Voltou à Ligue 1 após a promoção na temporada 2019/20 e agora até perseguiu o campeão PSG por um longo período de tempo. No final, perdeu apenas por um ponto para os parisienses, o que é absolutamente incrível.
Entretanto, não tem nomes conhecidos no seu plantel, literalmente. É um feito de equipa em que apenas o avançado Lois Openda, com vinte golos, se destaca um pouco. Mas o Lens é historicamente um dos melhores clubes franceses, já que também ganhou o campeonato em 1998. Por duas vezes somou a Taça Intertoto e esteve uma vez esteve nas meias-finais da Liga Europa.
Quanto à Liga dos Campeões, o emblema francês disputaram-na por duas vezes. Primeiro após o título e depois graças ao segundo lugar da edição de 2001/02. Uma vez no grupo, terminaram em segundo e depois em terceiro.

Arsenal
O Arsenal já foi um 'habitué' na Liga dos Campeões, mas depois retirou-se dessas posições. A última vez que disputou esta competição foi na época 2016/17, quando foi eliminado pela sétima época consecutiva nos oitavos de final. De 1998 a 2017, só falhou a prova milionária uma vez. O melhor resultado é a final de 2006, em que o Barcelona esteve acima das suas forças.
Os 'gunners' continuam à espera de um grande troféu europeu, já que perderam a final da Taça dos Vencedores das Taças, da Taça UEFA e da Liga Europa na sua história. Durante a presente época, o vice-campeão da Premier League desceu da Liga Europa depois de uma surpreendente derrota em casa contra o Sporting, pelo que será interessante ver como se comportam a um nível ainda mais elevado.

Feyenoord
A equipa neerlandesa sagrou-se campeã apenas pela segunda vez em 23 anos, sendo este o 16.º título da sua história. Para os adeptos do Feyenoord, o título foi ainda mais valioso graças ao contributo do defesa Dávid Hancko, que foi o melhor jogador da época na Eredivisie. A equipa de Roterdão será uma das grandes apostas para a próxima época da Liga dos Campeões.
Nos últimos 25 anos, disputou a fase de grupos quatro vezes, a última das quais na época 2017/18, tendo apenas avançado uma vez e sido despromovida na mesma. Na época 1997/98, também defrontou o Kosice, vencendo por 2-0 e 1-0. Em maio de 2022, o Feyenoord esteve nas finais da Conferência, onde foi derrotado pela AS Roma.
O clube do Estádio De Kuip é o vencedor da Liga dos Campeões de 1970, tendo derrotado o Celtic, da Escócia, na final.