Mais

Luis Enrique explica a motivação do PSG: "Queremos um título invicto"

O técnico do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, está de olho na história
O técnico do Paris Saint-Germain, Luis Enrique, está de olho na históriaReuters / Hannah Mckay
O Paris Saint-Germain já conquistou o título da Ligue 1, mas no que pode vir a ser a maior temporada de todos os tempos do clube, manter os jogadores motivados é a coisa mais importante nesta fase da campanha, disse o técnico Luis Enrique nesta segunda-feira.

A prioridade do PSG pode ser a conquista do seu primeiro troféu da Liga dos Campeões, com uma meia-final contra o Arsenal, e o clube também pode manter a Taça de França contra o Stade de Reims na final, mas o campeonato ainda tem muito a oferecer.

A equipa de Luis Enrique pode tornar-se a primeira equipa a manter-se invicta durante toda uma temporada da Ligue 1, e evitar a derrota em Nantes na terça-feira faria com que batesse o recorde do AC Milan de 38 jogos fora de casa sem derrotas.

"Estamos muito motivados porque podemos estabelecer o recorde da equipa europeia das cinco grandes ligas com a maior série invicta fora de casa", disse Luis Enrique aos jornalistas: "Estamos realmente motivados porque queremos o nosso título invicto. Quanto à situação na tabela, o Nantes também está totalmente motivado, por isso sabemos o quão difícil é."

A classificação da Ligue 1
A classificação da Ligue 1Flashscore

O treinador pôde rodar a equipa titular, fazendo nove mudanças na vitória de sábado por 2-1 sobre o Le Havre em relação ao jogo da Liga dos Campeões contra o Aston Villa na semana passada, o que é fundamental para tirar o melhor proveito de todo o elenco.

"Sem dúvida, esse é o desafio que enfrentamos neste momento e é o desafio dos treinadores", disse o treinador: "Porque pode ser difícil motivar toda a gente, sobretudo os que estão menos envolvidos, mas sinto-me com muita sorte porque os meus jogadores estão a responder da melhor maneira possível e a fazer exibições de alto nível.

"Gostaria que todos eles tivessem mais tempo de jogo, mas é difícil fazê-lo porque, para isso, tenho de impedir que os jogadores de alto nível joguem."

Além de envolver o maior número possível de jogadores, permitir que eles descansem também tem sido uma prioridade para o clube que procura um triplete.

"É preciso gerir a carga de trabalho física e emocional", disse Luis Enrique: "Isso vale para as equipas que estão muito expostas e jogam a cada três dias, então pode ser difícil ter dias de folga, e quando você dá um dia de folga a um jogador, isso é crucial. Penso que somos uma das equipas com a pausa de Natal mais longa. Tivemos 10 dias e demos aos jogadores duas semanas de folga onde pudemos, e eles conseguiram aproveitá-las ao máximo."

O PSG tem cinco jogos para disputar no campeonato e enfrenta o Nantes, que ainda está na luta pela sobrevivência, em 14.º lugar na classificação e três pontos acima da zona de despromoção.

Siga o Nantes - PSG no Flashscore