Luis Enrique "gosta" do Sporting e admite ter "sorte por trabalhar com portugueses" no PSG

Luis Enrique em conferência de imprensa a 9 de dezembro de 2025.
Luis Enrique em conferência de imprensa a 9 de dezembro de 2025.ANDER GILLENEA/AFP

Depois de Nuno Mendes, foi Luis Enrique quem se apresentou perante a imprensa em José Alvalade esta segunda-feira, na véspera do confronto com o Sporting, da sétima jornada da Liga dos Campeões, agendado para as 20:00.

Acompanhe aqui as incidências e relato do encontro

A forma atual do PSG: "Estamos na fase importante da época. Estamos a recuperar jogadores lesionados. É o melhor momento da temporada, é preciso preparar-nos bem e estar atentos. É um momento decisivo na Liga dos Campeões. O jogo de terça-feira num estádio excecional e contra uma equipa difícil de enfrentar como o Sporting. É uma equipa com jogadores de qualidade que gosta de ter a posse de bola. Vai ser equilibrado e complicado, talvez semelhante ao jogo em Bilbau. Sabíamos que tínhamos um calendário exigente. Faltam os três pontos amanhã para garantir a qualificação para os oitavos".

O estado de espírito na Liga dos Campeões: "É fácil de explicar. Não há competição melhor para um jogador ou para a equipa. Em termos de desempenho, está na mesma linha da época passada, quando dominávamos os jogos mas não vencíamos por falta de eficácia".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Dembélé: "Claro que o seu pressing será importante como no ano passado. A segunda parte contra o Lille foi melhor. Ousmane foi um líder no relvado, tanto pelos golos como pelo seu carácter ao pressionar. Mostrou à equipa que estava pronto para pressionar o defesa e o guarda-redes em cada lance. Se o líder faz isso, é um exemplo. Fico satisfeito por ver Ousmane Dembélé a este nível".

A qualificação: "Sinceramente, penso que é importante para a confiança da equipa vencer amanhã e conquistar os três pontos, mas não tenho a certeza se é o melhor, porque se ficarmos qualificados entre os oito primeiros, não disputamos os play-offs. E já faltarão os jogos da Taça de França... Mas claro que o objetivo é vencer e terminar entre as 8 melhores equipas, mesmo que não tenha a certeza se é o ideal. É contraditório".

Os portugueses do PSG: "Tenho a sorte de trabalhar com quatro jogadores portugueses e com o meu diretor desportivo. É muito fácil porque os quatro têm qualidade como jogadores e também a nível pessoal. Tenho muita sorte em contar com estas quatro pessoas".

A grande penalidade falhada por Brahim Diaz na final da CAN-2025: "Hoje falámos disso no autocarro. Toda a gente fala de Brahim, mas lembro-me de Zidane, Zidane que é Deus no futebol, que fez isso na final do Mundial. Lembro-me que o Sergio Ramos também fez isso. Se marcas uma Panenka, todos aplaudem. Mas se falhas, há muitos comentários negativos. O Brahim Diaz é um jogador fantástico, conheço-o, chamei-o à seleção espanhola. É um jogador excecional e uma excelente pessoa. Compreendo que seja difícil aceitar, foi estranho, mas é um desporto, nada mais. E no desporto é preciso mostrar que se pode ganhar e perder. Ganhes ou percas, não acontece nada de grave, é apenas desporto. O mais importante são os valores que podes transmitir às pessoas. O Brahim não é um criminoso nem uma má pessoa, e é importante dizê-lo. É um jovem jogador, é um momento difícil".

João Neves: "Durante a época podem surgir problemas. Não é uma questão grave, mas não queremos correr riscos com nenhum jogador. Se amanhã fosse uma final, ele jogava. Mas continuamos a não correr qualquer risco com os jogadores".

O impacto da CAN: "É a vida. É como quando um treinador sai porque o clube o dispensa. Não é nada de especial, é a vida. Agora o Senegal venceu e é preciso felicitar o campeão. Também é preciso dar os parabéns aos marroquinos. Tenho de valorizar o trabalho do Hakimi como jogador".

Nuno Mendes: "É normal haver altos e baixos ao longo da época. O Nuno está em boa forma física e tem qualidade técnica. Antes de o treinar, já achava que era brilhante. É um verdadeiro prazer ter um jogador como o Nuno Mendes".

A preparação: "Não fizemos trabalho tático. Fizemos o nosso trabalho de vídeo. Gosto do Sporting, da forma como jogam desde a defesa. Têm personalidade, jogam bem com e sem bola. Espero um jogo complicado e vamos fazer tudo para vencer".