Mais

Manchester City-Real Madrid: a história de uma das grandes rivalidades da Liga dos Campeões

De Bruyne e Modric lutam pela bola em 2022
De Bruyne e Modric lutam pela bola em 2022GABRIEL BOUYS / AFP / Profimedia
O campeão inglês Manchester City vai defrontar o rei europeu Real Madrid, pela quarta época consecutiva, na Liga dos Campeões.

As equipas defrontam-se antes do previsto, desta vez na fase de repescagem, com a primeira mão em Manchester, esta terça-feira.

A AFP Sports recorda os cinco encontros entre os dois clubes na última década, que fizeram do confronto o clássico moderno do futebol europeu.

2015-16: Real Madrid 1-0 Man. City

O Manchester City de Manuel Pellegrini esperava chegar à sua primeira final da Liga dos Campeões, mas o cruzamento desviado de Gareth Bale frustrou a sua tentativa.

Depois de um aborrecido empate sem golos na primeira mão, em Manchester, o cruzamento do galês Bale bateu no defesa do City, Fernando, e passou por Joe Hart.

O City queixou-se de que o defesa Lucas Vázquez deveria ter sido expulso no final do jogo, por uma falta feia sobre Raheem Sterling, mas não ofereceu muito, pois os merengues de Cristiano Ronaldo chegaram à sua 14.ª final.

Os gigantes espanhóis, treinados por Zinedine Zidane, derrotaram o rival Atlético de Madrid em Milão, numa repetição da final de 2014, e conquistaram a sua 11.ª Liga dos Campeões.

2019-20: Man. City 4-2 Real Madrid

Com Pep Guardiola ao leme, o Manchster City venceu o Real Madrid por 2-1 nos dois jogos dos oitavos de final, disputados com seis meses de diferença.

Em fevereiro de 2020, a equipa da Premier League conseguiu vencer os merengues no Santiago Bernabéu, com golos de Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne, depois de Isco ter desbloqueado a partida.

A segunda mão foi adiada para agosto e disputada à porta fechada, devido à pandemia de Covid-19.

Sterling e o soberbo Gabriel Jesus marcaram os dois golos do jogo, após Karim Benzema.

A equipa de Guardiola chegou à final com um jogo de antecedência em Lisboa, mas sofreu uma derrota surpreendente por 3-1 às mãos do Lyon, nos quartos de final.

2021-22: Real Madrid 6-5 Man City

O Real Madrid protagonizou uma das maiores reviravoltas de sempre na Liga dos Campeões e surpreendeu o City, apesar do domínio da equipa inglesa durante os primeiros 180 minutos da eliminatória.

O City ficou a lamentar o facto de os visitantes terem saído do Etihad a perder por 4-3, depois de terem estado por duas vezes em vantagem na primeira mão.

O golo de Riyad Mahrez a 17 minutos do fim, no Bernabéu, parecia ter selado o empate, mas a resiliência do Real Madrid foi uma constante no caminho para a sua 14.ª Liga dos Campeões.

Dois golos de Rodrygo nos descontos levaram o jogo para o prolongamento e um penálti de Benzema levou os homens de Carlo Ancelotti a Paris, onde venceram o Liverpool por 1-0 na final.

2022-23: Man. City 5-1 Real Madrid

O City aprendeu a lição e, desta vez, foi implacável no seu caminho para a derradeira conquista europeia.

O golo maravilhoso de De Bruyne anulou o golo de Vinicius Junior no empate a um golo na primeira mão, no Bernabéu.

Em casa, o City esteve imparável e os dois golos de Bernardo Silva colocaram os homens de Guardiola no comando, antes de os golos tardios de Manuel Akanji e Julián Álvarez colocarem sal na ferida dos espanhóis.

O City terminou a sua participação na Liga dos Campeões com uma vitória por 1-0 sobre o Inter de Milão, na final em Istambul.

2023-24: Real Madrid 4-4 Manchester City (4-3 nos penáltis)

O Real Madrid vingou a humilhação sofrida no Etihad 12 meses antes, resistindo ao ataque do City e vencendo nos penáltis.

Um emocionante empate a 3-3 no Bernabéu deixou a eliminatória para a segunda mão.

O golo madrugador de Rodrygo deu aos visitantes algo para defender em Manchester, e assim foi até De Bruyne empatar aos 76 minutos.

O City teve quase 70% de posse de bola e 33 remates à baliza, mas o instinto de sobrevivência do Real Madrid na Liga dos Campeões entrou em ação, a caminho de mais um título.

Mateo Kovacic e Bernardo Silva falharam um penálti, no que muitos viram como uma final de facto, antes de o Real Madrid derrotar o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund para levantar o troféu mais uma vez.