Enquanto o título da Premier League já foi conquistado pelo Liverpool, e o Arsenal assegurou um lugar entre os cinco primeiros no domingo, a corrida para garantir os outros três lugares restantes está muito aberta.
Newcastle United, Chelsea e Aston Villa têm todos 66 pontos após 37 jogos, enquanto o City é o sexto com 65 e tem um jogo a menos que os três clubes.
A última vez que o City não se qualificou para a competição europeia de clubes de elite foi na época 2009-10.
"Se não estivermos lá (Liga dos Campeões), então não a merecemos e estaremos na Liga Europa. É o que é", disse Guardiola aos jornalistas antes do jogo de terça-feira, em casa, contra o Bournemouth, 11º classificado.
"Estou a pensar que nos vamos qualificar. Os meus pensamentos e a minha forma de pensar - penso assim. Precisamos de quatro pontos. Esse é o principal objetivo. Estou absolutamente (confiante na qualificação)", garantiu.
O City está a tentar recuperar da surpreendente derrota de sábado por 1-0 contra o Crystal Palace na final da Taça de Inglaterra.
"Jogámos uma final muito boa, mas não o suficiente para a ganhar. E temos os dois últimos jogos, precisamos de quatro pontos para no próximo ano estarmos na Liga dos Campeões. Isto é suficiente e toda a gente tem de ter consciência disso", disse Guardiola.
"O Newcastle ganhou a Taça Carabao (Taça da Liga), o Liverpool ganhou a Premier League e o City ganhou o Community Shield. As outras equipas não ganharam nada", acrescentou o espanhol.
O jogo do City contra o Bournemouth será o último jogo em casa da época, com o clube a deslocar-se ao Fulham, 10.º classificado, para a última jornada da Premier League, no domingo.
O jogo contra o Bournemouth marcará também o último jogo em casa do belga Kevin De Bruyne pelo City, tendo o jogador de 33 anos anunciado que deixará o clube no final da época, após 10 anos de sucesso.
"Queremos ganhar o jogo para nos podermos qualificar para a Liga dos Campeões na próxima época - é isso que o Kevin quer, não podia ser de outra forma", disse Guardiola.
"Vou decidir o que é melhor para nós para ganhar o jogo contra o Bournemouth, isso é certo. O Kevin vai ter o que merece, e o que ele merece é o melhor momento e o melhor elogio para a sua incrível trajetória", concluiu.