Recorde as incidências da partida
A equipa de Pep Guardiola, desfalcada do importante avançado Erling Haaland, sofreu uma dolorosa eliminação precoce, sem colocar uma luva nos 15 vezes vencedores do recorde de vitórias na capital espanhola, até Nico González, ex-FC Porto, marcar um golo nos descontos.
O astro francês Mbappé abriu o placar com um chapéu no quarto minuto e marcou um belo segundo golo, depois de combinar com os seus parceiros de ataque.
O avançado francês, em grande forma depois de um início de vida lento em Madrid, completou o seu hat trick na segunda parte, com um remate rasteiro à entrada da área, para chegar aos sete golos na competição esta época em 10 jogos.
"Queríamos ganhar e passar, porque para nós era lógico que o Real Madrid estivesse nos oitavos de final da Liga dos Campeões", disse Mbappé à Movistar.
"Quando se joga contra o Manchester City é sempre um jogo difícil, mas sabíamos que em casa seríamos muito fortes. Jogámos melhor como grupo e conseguimos dar muita alegria aos adeptos. Quero jogar bem aqui, quero deixar uma marca na época. Quero fazer história com o Real Madrid. O período de adaptação para mim terminou e agora tenho de mostrar a minha qualidade", assumiu o francês.
Mbappe marcou 28 golos esta época, com 18 nos seus últimos 18 jogos em todas as competições.
"Já o disse (antes), não vim para o Real Madrid para jogar mal", continuou Mbappé.
"Realizar o meu sonho é uma coisa, mas quero jogar bem aqui, marcar uma era e fazer história no Real Madrid", assumiu.
O Manchester City, que venceu a competição em 2023, esteve longe do seu melhor, como tem sido o caso durante grande parte da sua campanha.
Guardiola recebeu más notícias antes do jogo, com Haaland, que marcou dois golos na primeira mão, a suplente, depois de sofrer uma pancada no fim de semana, contra o Newcastle.
Em contrapartida, o Real Madrid recebeu Antonio Rudiger, recuperado de uma lesão, que entrou na defesa, e Aurelien Tchouameni, que regressou ao seu lugar preferido no meio-campo.
A equipa de Carlo Ancelotti teve um desempenho quase perfeito desde o início e assumiu a liderança na etapa inicial.
Mbappé, depois de um passe longo do jovem central Raúl Asencio, passou por cima do guarda-redes Ederson e fez a bola passar por cima de Ruben Dias.
John Stones saiu a coxear para os visitantes alguns minutos depois, noutro golpe para os campeões da Premier League.
Quatro fantásticos
Mbappé marcou o seu segundo golo aos 33 minutos, após a combinação das "quatro fantásticas" estrelas do Real Madrid. Jude Bellingham lançou Vinicius, que cruzou a bola para Rodrygo, que a enfiou para Mbappé.
O antigo avançado do Paris Saint-Germain deslizou para o interior, deixou Josko Gvardiol a escorregar na direção errada e rematou para o fundo das redes.
Guardiola tinha afirmado que o City só tinha "um por cento de hipóteses" de vencer o Real Madrid, e a sua equipa jogou como se acreditasse nele.
A única mancha no livro de recordações do Real Madrid foi um cartão amarelo para Bellingham, por falta sobre o companheiro de equipa inglês Phil Foden, que o deixa suspenso para a primeira mão dos oitavos de final.
Bellingham, que causou polémica depois de ter sido expulso por desrespeito no fim de semana passado, na La Liga, esteve seguro no meio-campo, mas a noite pertenceu a Mbappé.
O jogador de 26 anos completou o seu hat-trick com um golo individual soberbo, logo após a marca da hora, abrindo espaço à entrada da área e rematando para além de Ederson, enquanto a defesa do City se afastava.
Mbappe saiu aplaudido de pé e os adeptos madridistas ficaram maravilhados com a facilidade da vitória da sua equipa, contra um adversário com quem têm partilhado muitas batalhas renhidas na última década.
Os visitantes marcaram um golo nos descontos, quando Omar Marmoush bateu um livre na trave e Nico González rematou para o fundo da baliza, mas o golo não serviu de consolo.
O City perdeu 13 jogos nos últimos 26 disputados em todas as competições e defronta o Liverpool, líder da Premier League, no próximo domingo, com a luta para terminar entre os quatro primeiros.
O Real Madrid, por outro lado, ainda está na disputa de três competições importantes e, com Mbappé em forma sensacional, acredita que pode ganhar todas elas.
O próximo jogo dos oitavos de final será contra o rival Atlético ou o campeão alemão Bayer Leverkusen.