Acompanhe aqui as incidências do encontro
Depois de um início de vida conturbado em Madrid, Mbappé parece finalmente estar em casa e pronto para causar estragos tanto em Espanha como na Europa. A redescoberta chega no momento perfeito para o Real Madrid, com dois jogos cruciais da Liga dos Campeões pela frente, começando com a visita do RB Salzburgo ao Santiago Bernabéu na quarta-feira.
Na semana seguinte, o Real Madrid enfrenta o Brest fora de casa, com o objetivo de garantir a passagem à fase seguinte da competição.
Seria impensável que os detentores do título e 15 vezes campeões europeus sofressem uma eliminação antecipada, mas depois de um mau arranque estão atualmente em 22.º lugar no grupo de 36 equipas, sendo que as últimas 12 são eliminadas.
O Madrid perdeu em Liverpool, numa partida em que Mbappé falhou um penálti, bem como contra o AC Milan em casa e fora em Lille.

Pouco depois da derrota em Anfield, Mbappé falhou outro penálti na derrota na LaLiga contra o Athletic Bilbau, o que constituiu um ponto de viragem para o capitão francês.
"Um grande erro num jogo em que todos os detalhes contam, assumo total responsabilidade por isso. É o melhor momento para mudar esta situação e mostrar quem sou", reagiu Mbappé nas redes sociais.
Desde que se comprometeu a dar a volta, marcou oito golos em 10 jogos em todas as competições, incluindo um impressionante golo individual contra o Barcelona na final da Supertaça de Espanha. Mbappé também marcou quando o Madrid venceu a Taça Intercontinental contra o Pachuca em dezembro, mas, além dos golos, parece agora ser o talento devastador e mundialmente reconhecido que o presidente Florentino Perez esperava.
"As jogadas que só ele pode fazer"
O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, tem sido paciente com Mbappé, defendendo muitas vezes o avançado e insistindo que precisava de tempo para se adaptar à vida na capital espanhola e para se integrar com os novos companheiros de equipa.
O italiano também se manteve firme em relação ao posicionamento de Mbappé, insistindo desde o início da temporada que o francês deveria jogar pelo meio, deixando Vinicius Junior no flanco esquerdo, na sua função preferida. Os dois jogadores tiveram dificuldades em encaixar, ocupando por vezes os mesmos espaços no campo.
A derrota por 4-0 no Clássico contra o rival Barcelona, em outubro, foi um momento particularmente dececionante para Mbappé, que foi apanhado várias vezes em fora de jogo pela alta linha defensiva dos catalães. O seleccionador francês Didier Deschamps não o convocou para os jogos da Liga das Nações e o Paris Saint-Germain, antigo empregador, alegamente ficou-lhe a dever salários.
Ancelotti persistiu com o avançado e, no final de dezembro, afirmou que Mbappé já tinha conseguido adaptar-se e, depois de uma lesão na coxa, estava pronto para dar o seu melhor.
"O período (de adaptação), que ele obviamente precisava, porque todos precisam, acabou. Em que é que Mbappé tem de melhorar? Apenas na consistência... tentar fazer as jogadas que só ele pode fazer, o mais frequentemente possível", disse o treinador.
Talvez sem surpresa, Ancelotti, recordista de triunfos na Liga dos Campeões, com cinco títulos, estava certo. de cinco vezes vencedor da Copa da Europa como treinador, estava certo. A habilidade e a velocidade de Mbappé tornaram-no imparável nas últimas semanas e o jogador de 26 anos parece cada vez mais confiante em si próprio a cada jornada.
"O jogo com o Bilbau foi bom para mim, cheguei ao fundo do poço... e foi um momento para perceber que tenho de dar tudo por esta camisola e mostrar a minha personalidade", disse, no final de 2024.
Mbappé produziu indiscutivelmente a sua melhor exibição pelo Real Madrid ao marcar dois golos contra o Las Palmas no domingo para reconquistar a liderança da LaLiga.
"Adaptei-me à equipa e posso jogar como quero, com os meus colegas de equipa, com personalidade", disse após o jogo.
Vinicius estava suspenso contra o Las Palmas, mas voltará na Liga dos Campeões, deve continuar a desenvolver a parceria com o francês. Se o duo dinâmico conseguir encontrar a mesma onda, estarão preparados para defender o estatuto de reis da Europa.

