Mais

Messi escolhe cabeceamento na final da Liga dos Campeões como melhor golo da carreira

Messi numa partida recente
Messi numa partida recenteCHANDAN KHANNA/AFP

Lionel Messi escolheu como golo favorito da sua lendária carreira o emblemático cabeceamento da final da Liga dos Campeões de 2009 com o Barcelona, que será agora transformado numa obra de arte para caridade.

O espetacular golo do astro argentino selou a vitória do Barcelona por 2-0 sobre o Manchester United na final disputada no Estádio Olímpico de Roma.

"Tive muitos golos que talvez sejam ainda mais bonitos e de grande valor, também pela importância, mas o golo de cabeça na final da Liga dos Campeões contra o Manchester United foi sempre o meu preferido", disse Messi num comunicado divulgado pela sua atual equipa, o Inter Miami da MLS.

"Pelo momento, pelo que significou, porque encerrou um ano inesquecível. Para mim, é o mais significativo de todos", resumiu o capitão argentino.

Messi, que já apontou mais de 800 golos na sua carreira, marcou esse golo com um final de jogo pouco habitual.

Suspenso no ar, La Pulga executou um cabeceamento acrobático após o passe preciso de Xavi Hernández, diante do gesto de surpresa de van der Sar.

O título da Liga dos Campeões foi o terceiro da história do Barcelona e encerrou uma época histórica para o clube catalão, que conquistou seis troféus sob a direção de Pep Guardiola.

O artista turco Refik Anadol vai agora transformar o gesto numa obra de arte que será leiloada pela Christie's no âmbito da campanha de beneficência "Um Golo na Vida" da Fundação Inter Miami.

"Eu já sabia o quanto a obra de arte de Refik é especial. Tivemos a oportunidade de nos encontrarmos em Miami e vai ser emocionante descobrir como ele consegue transformar um golo, um momento do desporto, numa obra de arte única como as que ele cria", disse Messi.

A obra será revelada no dia 11 de junho no site da Christie's e o leilão online será realizado de 15 a 22 de julho.