De acordo com o relatório, tal deve-se a infracções aos regulamentos financeiros da UEFA. O organismo que regula o futebol europeu não quis comentar o assunto quando questionada pelo SID.
De acordo com o Fair-Play Financeiro clubes são obrigados a compensar as despesas com as receitas correspondentes. É sempre avaliado o ciclo trienal mais recente, sendo o único fator decisivo as receitas diretamente imputáveis à atividade futebolística.
O Barcelona anunciou um lucro líquido de 304 milhões de euros em setembro. No entanto, o mais recente relatório anual do clube, altamente endividado, também referia receitas no valor de centenas de milhões de euros, por exemplo, provenientes da venda de futuros direitos televisivos e de marketing, bem como de outros desportos.
Nos bastidores da UEFA, os registo do clube foram descritos como um "caos", segundo o jornal e que podem levar a uma proibição de participar na Liga dos Campeões "durante dois a três anos". O Welt am Sonntag cita uma fonte anónima:"Quanto maior for o prejuízo, maior será a penalização".
O Barcelona ocupa atualmente o terceiro lugar na liga espanhola. O clube está nos oitavos de final da Liga dos Campeões.