Não foi preciso Pote para encontrar o ouro: Sporting vence Club Brugge

Atualizado
Luis Suárez apontou o segundo golo do Sporting
Luis Suárez apontou o segundo golo do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting venceu esta quarta-feira o Club Brugge, por 3-0, em jogo da 5.ª jornada da Liga dos Campeões. Depois do susto, com um vermelho direto a Hjulmand revertido pelo VAR, Quenda abriu o marcador, aos 24', antes de Luis Suárez fazer o 2-0, aos 31'. Na segunda parte, em cima dos 70', Trincão fechou as contas que levam os leões aos 10 pontos, com três jogos ainda por disputar na fase regular da Champions.

Recorde as incidências da partida

A única dúvida que persistia no onze do Sporting passava pelo substituto de Pedro Gonçalves, e Rui Borges apostou em Geny Catamo, em detrimento de Alisson. Do lado do Club Brugge, destaque claro para Carlos Forbs, recente internacional português, que passou pela formação do Sporting e pisou o palco de Alvalade como titular na formação belga.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

VAR reverteu expulsão madrugadora

O Sporting entrou ao ataque e, logo aos 3 minutos, após bom movimento de Maxi Araújo, Quenda atirou ao lado da baliza belga. Respondeu o Club Brugge, precisamente por Carlos Forbs, num remate desviado na defesa leonina para defesa de Rui Silva.

Posicionamento médio da equipa do Sporting
Posicionamento médio da equipa do SportingOpta by Stats Perform/Profimedia

Aos 9 minutos, após uma entrada sobre Stankovic, Hjulmand viu Tobias Stieler mostrar-lhe o vermelho direto. Chamado ao VAR, porém, o árbitro corrigiu a decisão, alterando para um cartão amarelo ao capitão do Sporting.

Aos 14', após um mau passe de Gonçalo Inácio, valeu Diomande a dar o corpo às balas para desviar o remate perigoso de Tzolis. Aos 20' respondeu Quenda, arrancando um amarelo a Onyedika, antes de Geny Catamo, de meia distância, rematar ao lado da baliza do Club Brugge.

Catamo criou e Quenda marcou

Carregava o Sporting, com Luis Suárez, aos 23 minutos, a ver Jackers negar-lhe o golo, que chegaria logo a seguir: jogada sublime de Geny Catamo pela direita, com a finalização travada pelo guarda-redes do Club Brugge, que nada pôde fazer na recarga vitoriosa de Quenda, à meia volta, a rematar para o 1-0.

Dois toques de classe

O mesmo Quenda, aos 27', voltou a tentar a sorte, mas com um remate que saiu torto, e aos 31 minutos um novo toque de classe de Geny Catamo resultou no 2-0: dois toques do moçambicano, primeiro a receber, depois a rodar e a seguir a desmarcar Luis Suárez que, na cara de Jackers, picou a bola para assinar o 2-0.

Aos 39 minutos foi Trincão, com um remate cruzado, de fora da área, a ameaçar o 3-0, antes do extremo português servir Luis Suárez que, de cabeça, atirou torto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Poste negou o bis a Suárez

A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas, e com Vermant a aproveitar uma perda de bola de Hjulmand para rematar ao lado da baliza de Rui Silva.

Respondeu o Sporting, aos 48', com Luis Suárez desmarcado ainda antes do meio-campo e, após ultrapassar o guarda-redes, a ver Siquet cortar contra o seu pé, com a bola a embater no poste da baliza do Club Brugge.

Primeiras mexidas nas equipas

Aos 57', na sequência de um canto, Ordoñez ganhou nas alturas mas cabeceou ao lado da baliza dos leões, antes do treinador do Brugge, Nicky Hayen, mexer pela primeira vez, aos 61', trocando de avançados, com Tresoldi no lugar de Vermant. Respondeu Rui Borges, aos 63', com Morita no lugar de João Simões, antes do número 7 do Brugge, acabado de entrar em campo, ficar pertíssimo de reduzir, com um remate a rasar o poste de Rui Silva, com o guardião leonino batido pela velocidade de desmarcação de Tresoldi.

Trancas na vitória

Perante o avanço e melhoria do Club Brugge, respondeu o Sporting com... eficácia, à entrada para os últimos 20 minutos, com Quenda a servir Trincão, Maxi Araújo a abrir o espaço e o extremo a rematar de primeira para assinar o 3-0 em Alvalade.

Lugar a Blopa

Aos 73 minutos foi Geny Catamo a rematar para defesa segura de Jackers, antes de Stankovic e Carlos Forbs, aos 74', saírem para darem os lugares a Vetlesen e Diakhon. Respondeu de imediato Rui Borges, aos 75', tirando Geovany Quenda e Geny Catamo para lançar Alisson e e, estreia absoluta na Liga dos Campeões, o jovem Salvador Blopa.

Aos 84 minutos Onyedika tentou a sorte de longe, para defesa segura de Rui Silva, antes de Rui Borges esgotar as substituições, aos 86', tirando Maxi Araújo e Luis Suárez para lançar Matheus Reis e Rodrigo Ribeiro.

Com quatro minutos de compensação, mas com a vitória no bolso, o Sporting ainda criou mais duas ocasiões de golo: aos 90+2' Matheus Reis viu um defesa bloquear o remate, antes de Blopa, aos 90+4', ver a mancha de Jackers negar-lhe uma estreia que seria de sonho, com o guarda-redes dos belgas a ficar em mau estado após a saída corajosa e o apito a soar logo depois. O guardião ainda ficou a ser assistido e teve mesmo de sair de maca, já após o final da partida.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform

Terceira vitória do Sporting em Alvalade, 10 pontos em 5 jogos, e sem necessidade de calculadora para ver o leão seguir em frente na Champions, no pior dos cenários em lugar de play-off.

Homem do jogo Flashscore: Geny Catamo (Sporting)

O mapa de calor de Geny Catamo
O mapa de calor de Geny CatamoOpta by Stats Perform/Profimedia