Embora a equipa de Kovac tenha conquistado o seu lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões, com a vitória de quarta-feira por 2-1 sobre o Lille, em França, com um resultado agregado de 3-2, a história tem sido completamente diferente na Bundesliga.
Com apenas três vitórias nos últimos 10 jogos do campeonato, o Dortmund caiu para o 10.º lugar e corre o sério risco de ficar de fora da Liga dos Campeões na próxima época.
Atualmente, o Dortmund tem 35 pontos, com o Eintracht Frankfurt em quarto lugar, com 42. As quatro primeiras equipas qualificam-se para a principal competição europeia de clubes.
"Se fosse assim tão fácil, fá-lo-íamos", disse Kovac em conferência de imprensa, esta sexta-feira, quando lhe perguntaram se consideraria a hipótese de tocar o hino da Liga dos Campeões no balneário da equipa para inspirar os seus jogadores.
"Estou convencido de que a equipa sabe que amanhã jogamos contra o Leipzig no campeonato, mas é uma equipa da Liga dos Campeões, um adversário difícil que tem de ter um bom desempenho", afirmou.
O Leipzig participou na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas não chegou à fase a eliminar.
"Penso que isto será uma motivação adicional para jogar exatamente como jogámos em Lille", disse Kovac.
"Mostrar aquele empenho incansável, aquela união, tudo o que nos tornou fortes. Esse é o pré-requisito para um jogo bem-sucedido", acrescentou.
Com apenas uma vitória nos últimos nove jogos do campeonato, o Leipzig também caiu na classificação da Bundesliga e está em sexto lugar com 39 pontos.
"O Leipzig não está onde quer estar. Uma vitória, seis empates e duas derrotas. Penso que o Leipzig é uma equipa forte. Não jogaram durante a semana, por isso estão mais frescos", disse Kovac.