O futebol espanhol está na moda. A "La Roja" domina a Europa. A equipa de Luis de la Fuente foi coroada campeã do Euro-2024 na Alemanha, depois de vencer a Inglaterra numa final apertada. Nos Jogos Olímpicos, a Espanha derrotou a França e ganhou a medalha de ouro em Paris. O sucesso é sinónimo das seleções espanholas e, além disso, estende-se às bancadas dos clubes de futebol de todo o mundo.
Xabi Alonso marca a diferença na Alemanha
Xabi Alonso é, sem dúvida, o treinador espanhol mais popular da atualidade. O ex-jogador do Real Madrid, Liverpool e Bayern, entre outros, levou o Bayer Leverkusen a conquistar a Bundesliga e a Taça da Alemanha, batendo o Bayern na corrida pelo título. Na Liga Europa, o Leverkusen perdeu para a Atalanta de Gasperini, que atualmente sonha em permanecer no topo da tabela da Série A italiana.
Espanha domina o futebol inglês
O futebol inglês, tão tradicional, conservador e marcado pelos costumes britânicos, encheu-se de inquilinos espanhóis em 2025. O campeão, Manchester City, é dirigido por Pep Guardiola, um treinador respeitado que ganhou tudo na sua carreira. O catalão está a atravessar um período difícil no Etihad, mas isso não apaga tudo o que de positivo conseguiu na sua passagem por Inglaterra.
O rival direto do City na luta pelo título de campeão inglês é o Arsenal. Há alguns anos, os Gunners nem sequer estavam na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões. Agora, sob a direção de Mikel Arteta, não perdem a esperança de conquistar a Liga Inglesa, um troféu que não ganham desde a era de Arsene Wenger e dos seus "invencíveis".
Unai Emery, noutra perspetiva, fez regressar à Liga dos Campeões o Aston Villa, um clube histórico que teve dificuldades nos últimos anos. Os vilacondenses, de facto, têm feito um papel notável na Liga dos Campeões, derrotando rivais como o Bayern ou o Leipzig.
Luis Enrique e o seu processo em Paris
Entretanto, em França, Luis Enrique continua a fazer o seu trabalho no PSG. Adorado por uns, criticado por outros, o treinador espanhol tem o apoio da direção parisiense: venceu a Ligue 1 com autoridade na época passada e chegou às meias-finais da Liga dos Campeões, onde perdeu para o Dortmund.