"Prazer, coragem e convicção" vão guiar o Arsenal até ao final de maio, segundo Mikel Arteta

Mikel Arteta no treino com o Arsenal, esta terça-feira
Mikel Arteta no treino com o Arsenal, esta terça-feira Reuters/Matthew Childs

O Arsenal vai disputar os últimos quatro meses da época "com prazer, com muita coragem e com a convicção de que vamos vencer", afirmou esta terça-feira o treinador Mikel Arteta, dois dias depois de uma derrota que abalou o ambiente no campeonato.

Siga o Arsenal - Kairat Almaty no Flashscore

Os Gunners sofreram a sua primeira derrota da época em casa, no domingo frente ao Manchester United (2-3). A vantagem sobre o Manchester City e o Aston Villa reduziu-se para quatro pontos, quando faltam quinze jornadas para o fim do campeonato.

Arteta e os seus jogadores tiveram tempo para conversar desde então e "a reação foi excelente", garantiu o treinador em conferência de imprensa, na véspera de receber o Kaïrat Almaty na Liga dos Campeões.

"Havia duas questões: como nos sentimos, como me sinto eu próprio? E como queremos viver os próximos quatro meses? E foi muito encorajador e bonito, porque o que ficou claro é muito simples: conquistámos o direito de estar numa excelente posição em quatro competições. Nos próximos quatro meses, vamos viver e jogar com prazer, com muita coragem e com a convicção de que vamos vencer", enumerou.

O Arsenal lidera a Premier League, comanda a classificação da Liga dos Campeões após sete vitórias em sete jogos, venceu o Chelsea por 3-2 na primeira mão das meias-finais da Taça da Liga e continua na luta por um título na Taça de Inglaterra.

No entanto, sente-se alguma ansiedade entre os adeptos nesta reta final. O clube do norte de Londres terminou na segunda posição da Premier League nas últimas três temporadas e conquistou apenas um troféu importante desde a chegada de Arteta, há cinco anos (a Taça de Inglaterra em 2020).

O treinador espanhol apelou ainda a "todos os que estão ligados a este clube, em especial aos nossos adeptos", para se identificarem com o "espírito" vencedor que referiu anteriormente. A fase que se aproxima será "divertida", prometeu.

"A emoção, a convicção, a energia e a vontade são essenciais para concretizar um sonho. Vamos dar tudo", prometeu Mikel Arteta.

Frente ao Almaty, na quarta-feira (20:00), o Arsenal não poderá contar com o defesa francês William Saliba e com o lateral neerlandês Jurriën Timber devido a pequenas lesões, revelou. O médio espanhol Mikel Merino está suspenso.