Aqui estão 11 ausências notáveis das selecções europeias confirmadas para esta época. Para simplificar, apenas um jogador-chave de cada equipa será analisado com atenção.
Federico Chiesa
Liverpool - Liga dos Campeões
O técnico do Liverpool, Arne Slot, preferiu Rio Ngumoha, de 17 anos, ao jogador italiano, apesar de sugerir que Chiesa teria um papel mais importante nesta temporada.
A antiga estrela da Juventus e da Itália, que disputou 14 jogos na época passada, começou 2025/26 de forma brilhante, incluindo um golo decisivo na vitória por 4-2 sobre o Bournemouth.
Ngumoha, para seu crédito, impressionou com um golo no último minuto contra o Newcastle, uma partida que o Liverpool venceu por 3-2, sinalizando a fé do clube na juventude.
Gabriel Jesus
Arsenal - Liga dos Campeões
A ausência do atacante brasileiro é compreensível, já que ele ainda está a recuperar de uma lesão no joelho, agravada pelo facto de o Arsenal ter reforçado suas opções durante o verão. No entanto, Rayan Cherki foi convocado para a equipa do Manchester City, apesar de contar com dois meses de ausência (a maior parte dos próximos jogos) devido a lesão.
Jesus parece ter caído na hierarquia de Mikel Arteta no norte de Londres, com Kai Havertz passando a ocupar uma posição mais central.
Ross Barkley
Aston Villa - Liga Europa
Apesar de estar novamente em forma no Aston Villa, depois de ter saído do Chelsea e de ter passado pelo Nice e pelo Luton, o antigo médio do Everton não conseguiu entrar na lista.
Barkley voltou a impressionar o Villa na temporada passada, tendo chegado ao clube em definitivo após a despromoção do Luton, mas os novos reforços Harvey Elliott e Jadon Sancho parecem ser os preferidos do técnico Unai Emery.
O jogador de 31 anos deve se concentrar apenas no futebol nacional do Villa nesta temporada - pelo menos até o Ano Novo.
Arkadiusz Milik
Juventus - Liga dos Campeões
Embora não seja um grande choque para quem conhece a Série A, a ausência de Milik talvez seja uma surpresa para quem se lembra dos seus melhores anos no Nápoles e no Ajax.
O avançado polaco marcou apenas quatro golos em 32 jogos do campeonato pela Velha Senhora na época passada e tem sido associado a uma transferência.
Milik enfrenta a forte concorrência de Dusan Vlahovic, o melhor marcador do clube na última época, bem como do promissor avançado turco Kenan Yildiz e da estrela canadiana Jonathan David.
Mathys Tel
Tottenham - Liga dos Campeões
A omissão do jogador do Tottenham, contratado pelo Bayern de Munique por 30 milhões de euros, é curiosa.
Os Spurs trouxeram uma série de talentos durante o verão, incluindo Mohammed Kudus, Xavi Simons e Randal Kolo Muani. Mas a exclusão de Tel levantou suspeitas, sobretudo porque parece ser o produto de um mau planeamento.
O técnico Thomas Frank foi forçado a fazer uma escolha difícil, e foi o atacante francês de 19 anos, e não o emprestado Kolo Muani, de 26, quem abriu caminho.
Omari Hutchinson
Nottingham Forest - Liga Europa
O Forest trouxe a ausência mais surpreendente, já que Hutchinson foi contratado no verão por um valor recorde de 40 milhões de euros.
As limitações impostas aos jogadores formados no clube podem explicar em parte o facto, embora haja sugestões de que a omissão de Hutchinson seja sintomática de uma divergência entre o proprietário do clube, Evangelos Marinakis, e o treinador Nuno Espírito Santo.
Seja como for, os adeptos do Forest ficarão desiludidos por verem o seu homem de referência afastado da competição continental.
Facundo Buonanotte
Chelsea - Liga dos Campeões
O Chelsea contratou o atacante do Brighton por empréstimo, mas deixou-o de fora das competições europeias, o que, assim como outros jogadores desta lista, causou estranheza.
De qualquer forma, a decisão do clube de contratar Buonanotte foi estranha, uma vez que não há obrigação de tornar o negócio permanente. Somos então forçados a assumir que Buonanotte foi destinado a tarefas domésticas, uma estratégia intrigante que sublinha a complexa abordagem de construção do plantel do Chelsea.
Shin Yamada
Celtic - Liga Europa
O japonês Yamada, recém-contratado pelo Celtic, participou em três dos quatro jogos da primeira divisão escocesa nesta temporada, mas não foi inscrito para a Liga Europa.
Talvez a contratação de Kelechi Iheanacho no final do verão indique que o técnico do Celtic, Brendan Rodgers, estava procurando mais profundidade no topo, deixando Yamada à espera de seu tempo no mercado interno.
Peter Ambrose
Aberdeen - Liga Conferência
O Aberdeencaiu para a Liga Conferência sem Ambrose, que ainda não atuou pelo clube nesta temporada.
Os Dons contam com Kevin Nisbet e Kusini Yengi entre as opções ofensivas, além do jovem Marko Lazetic, de 21 anos, e, por isso, Ambrose sempre foi descartado se houvesse um atacante a mais - mas um jogador talentoso ficou de fora.
Jamaal Lascelles
Newcastle - Liga dos Campeões
Lascelles, que não jogou nada pelo Newcastle na última temporada, é outra omissão previsível. Mas, dada a sua capacidade, pode ser visto como uma pena omitir um jogador que ainda pode impressionar num clube de nível inferior ao dos Magpies.
O clube apoiado pela Arábia Saudita está a tentar vender Lascelles para o estrangeiro, com as janelas de transferências da Arábia Saudita, Turquia e Grécia, entre outras, ainda abertas.
--
Menções honrosas
Yves Bissouma, Radu Dragusin, James Maddison (todos do Tottenham), Oleksandr Zinchenko, Jota Silva, Taiwo Awoniyi, Angus Gunn (todos do Nottingham Forste), Raheem Sterling (Chelsea) e Alfie Dorrington (Aberdeen)