Quinta vaga na Liga dos Campeões é praticamente impossível para a Espanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quinta vaga na Liga dos Campeões é praticamente impossível para a Espanha
Marcos Llorente disputa uma bola com Nicläs Fullkrug
Marcos Llorente disputa uma bola com Nicläs FullkrugAFP
Apesar do bom desempenho dos representantes espanhóis esta semana (vitórias do Atlético de Madrid e do Barcelona e empate do Real Madrid), a eliminação precoce do Osasuna e do Sevilha, e as subsequentes eliminações do Betis e do Villarreal, pesam na classificação final.

Neste momento, seriam a Itália e a Alemanha que teriam representação extra na próxima edição da principal competição continental.

A Serie A, graças à vitória da Atalanta sobre o Liverpool e à existência de um duelo fratricida entre AC Milan e Roma os quartos de final da Liga Europa, além da presença da Fiorentina na Liga Conferência, praticamente garantiu a vaga extra. São 18.428 pontos e quatro clubes em sete.

A Roma, que está em quinto lugar com 55 pontos, a apenas três pontos do quarto classificado Bolonha, e também com chances de chegar à Liga dos Campeões se vencer a Liga Europa. A equipa de De Rossi está a caminho de uma terceira final continental se a alcançar, depois de duas sob o comando de José Mourinho: campeão da Liga Conferência contra o Feyenoord, há duas épocas, e vice-campeão da Liga Europa, perdendo nos penáltis para o Sevilha na época anterior.

Bundesliga e Premier League em jogo

O segundo lugar agora ficaria com a Alemanha, que está na disputa com a Inglaterra. A Bundesliga tem 16.785 pontos e três representantes em sete, enquanto a Premier League tem 16.750 pontos e cinco em oito, embora os resultados de Liverpool e West Ham não tenham sido positivos.

Assim, o Borussia Dortmund, atualmente em quinto lugar, repetirá a sua presença na Liga dos Campeões.

A Espanha é quarta e ultrapassou a França. Tem 15.062 pontos e três clubes em oito, mas está longe do segundo lugar, mesmo que o Real Madrid, o Atleti e o Barça se qualifiquem para as meias-finais. Embora o campeonato seja, até agora, o melhor da Liga dos Campeões, o facto de a Liga Europa e a Conferência terem a mesma pontuação penaliza os espanhóis.

Se o Atlético ganhar a Liga dos Campeões

No entanto, se o Atlético de Madrid ganhar a Liga dos Campeões e terminar em quinto lugar, atrás do Girona e do Athletic, então a Espanha teria mesmo cinco representantes na próxima edição da Liga dos Campeões, mas esse lugar extra não corresponderia, obviamente, à classificação do campeonato.

A Itália, por seu lado, poderá aspirar a um sexto lugar na Liga dos Campeões, se a Roma ou a Atalanta vencerem a Liga Europa e não terminarem entre os cinco primeiros, caso se confirme que o quinto classificado da Serie A entra na Liga dos Campeões.