Acompanhe as incidências da partida
O Real Madrid chega aos quartos de final depois de superar dois jogos exigentes, um contra o City nos play-offs e outro contra o Atlético de Madrid nos oitavos de final. O facto de não ter conseguido ficar entre os oito primeiros na fase de apuramento de campeão obrigou-o a disputar dois jogos extra.
O Real Madrid é claramente o rei absoluto da Liga dos Campeões, mas pode bater outro recorde de todos os tempos na terça-feira. Se conseguir empatar ou ganhar no Emirates, ultrapassará o recorde de invencibilidade do próprio clube em jogos da segunda mão da Liga dos Campeões.
Os merengues venceram cinco e empataram três dos últimos oito jogos da segunda mão da Liga dos Campeões. O último jogo que o Real Madrid perdeu neste tipo de encontro foi na primeira mão das meias-finais de 2021/22, quando a equipa de Ancelotti perdeu por 4-3 no Etihad frente ao City.
No entanto, no Bernabéu, uma vitória épica por 3-1 garantiu um lugar na final e o Real Madrid assegurou depois o 14.º lugar ao derrotar o Liverpool no jogo final em Paris, com Vinícius a marcar o golo da vitória.

Entre abril de 2016 e fevereiro de 2019, o Real Madrid conseguiu o mesmo número de jogos invictos em partidas da primeira mão, enfrentando rivais como Bayern de Munique, Atlético de Madrid, PSG ou Juventus e alcançando três títulos da Liga dos Campeões nesse período. A série foi quebrada frente ao Manchester City no Bernabéu, perdendo por 1-2 nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2019/20.