Szymon Marciniak (44 anos) será o árbitro na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, entre o Atlético e o Real Madrid. É o número um da UEFA e, por isso, foi-lhe confiada a responsabilidade de levar a bom porto o resultado do jogo mais tenso e de maior importância desta ronda.
As reações à sua nomeação não demoraram a chegar, já que o histórico dos Rojiblancos com o polaco é notoriamente mais positivo do que o da equipa de Carlo Ancelotti. Os comandados de Cholo Simeone têm sete vitórias e apenas uma derrota.
O último precedente dos "colchoneros" foi esta época, quando venceram o Paris Saint-Germain no Parque dos Príncipes (1-2), em jogo da quarta jornada da Fase da Liga, disputado a 6 de novembro de 2024.
O Real Madrid tem um registo muito pior, embora tenha vencido os dois jogos mais recentes arbitrados por Marciniak: a vitória por 2-3 sobre a Atalanta na Fase da Liga de 2024/25 e a noite mágica de Joselu contra o Bayern de Munique, por 2-1, nas meias-finais da época passada. Ainda assim, o Rei da Europa tem apenas quatro vitórias, dois empates e três derrotas com este árbitro.
Comparando a percentagem de vitórias, verificamos que esta é infinitamente favorável ao Atleti, com uns muito positivos 87,5%. Os Blancos, por outro lado, não chegam a 50% e ficam com uns mais do que discretos 44,45%, o que não os deve deixar muito contentes.