Mais

Relatório Opta: Sporting com forte probabilidade de apuramento, Benfica na calha

A bola utilizada no jogo Liverpool-Real Madrid
A bola utilizada no jogo Liverpool-Real MadridJOSE BRETÓN / NurPhoto / NurPhoto via AFP
A prestigiada empresa de dados elaborou um estudo sobre as hipóteses que cada equipa tem, antes do início da sexta jornada da fase de grupo da Liga dos Campeões, de seguir em frente na prova e até conquistar o título.

O Sporting está bem posicionado para continuar na prova, com 77,9% de probabilidade de chegar ao play-offou seja, aos oitavos de final, mas também com 40,6% de probabilidade de conseguir o apuramento para os quartos de final. Além disso, os leões têm ainda 3,2% de probabilidade de vencer a competição, bem mais do que emblemas como o PSG (1,9%), Atlético de Madrid (1,9%) ou até o vicecampeão europeu Borussia Dortmund (1,8%).

Por outro lado, o Benfica tem uma projeção de 52,1% de terminar entre as 24 equipas que avançam para a próxima fase, mas apenas 19% de chegar aos quartos de final. Já o caminho até ao troféu é mais complicado, com apenas 0,7%.

A tabela completa da Opta.
A tabela completa da Opta.Opta

Corrida ao título

O grande favorito, de acordo com a análise, é o Liverpool (20,7%), que domina tanto no mercado interno como na Europa. A saída de Jürgen Klopp não foi um fardo em termos de resultados: o clube venceu nada menos que o Manchester City e o Real Madrid. O pódio é completado pelo Inter (14,9%) e pelo Arsenal (12,3%). Os três citados acima são, aliás, os únicos a atingir dois dígitos.

Outro dado curioso é que nenhuma das quatro equipas espanholas está, por enquanto, entre as principais favoritas à conquista do torneio continental. O Real Madrid (5,9%) e o Barcelona (5,7%) estão no top 10, mas estão muito atrás dos outros clubes. A baixa percentagem dos atuais campeões tem muito a ver com a sua atual situação de qualificação, à beira do abismo depois de terem ganho apenas dois jogos até agora (contra o Estugarda e o Borussia Dortmund).

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Do outro lado, há alguns plenos de derrotas e há 13 quipas que não têm qualquer hipótese matemática: Slovan Bratislava, Young Boys, RB Salzburgo, Shakhtar Donetsk, Sparta Praga, Estrela Vermelha, Sturm Graz, Bolonha, Dinamo Zagreb, Girona, RB Leipzig, Brugges e Brest. Além disso, seis outros caem abaixo de 1%: Estugarda Feyenoord, Celtic, Aston Villa, Mónaco e Benfica.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore