Rui Borges responde aos elogios de Luis Enrique: "Queremos continuar a demonstrar que somos bons"

Rui Borges, treinador do Sporting
Rui Borges, treinador do SportingANTONIO COTRIM/LUSA

Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta segunda-feira a antevisão à partida frente ao Paris SG, a contar para a penúltima jornada da fase regular da Liga dos Campeões. Leia as declarações abaixo.

Acompanhe as incidências da partida

Paris SG: "Será um grande jogo, um jogo de Liga dos Campeões, onde teremos de ter a maturidade que temos tido nesta competição, em nossa casa, que tem sido a nossa fortaleza. O Sporting tem dado uma demonstração da sua personalidade e do que é capaz. Amanhã que sejamos capazes de o fazer novamente contra uma das melhores equipas, a melhor da Europa, que é quem conquistou este troféu. O sorteio deu-nos duas das três melhores equipas da Europa atualmente - Bayern e Paris SG, juntava o Arsenal. Tem de ser um orgulho para nós, desafio e motivação enorme. Temos de mostrar que estamos à altura de estar a este nível para defrontar os melhores".

Momento de maior desafio: "O meu maior desafio foi o primeiro dia em que entrei nesta casa. Qualquer dia que passe no Sporting, é o dia mais feliz da minha vida e o meu maior desafio. Estou num grande clube, todos os dias tenho de ser melhor para ganhar mais e acrescentar história ao Sporting. Defrontar os melhores da Europa tem de ser uma motivação boa para demonstrarmos que somos capazes de nos batermos com os melhores. Coletivamente, é fortíssimo e individualmente tem dos melhores do mundo. O meu maior desafio foi no primeiro dia que aqui cheguei".

Lesões: "Falei antes do Casa Pia. Pote e Diomande? Poderão estar para o jogo com o Arouca, não tenho certezas".

A posição das duas equipas
A posição das duas equipasFlashscore

Rui Borges dormente: "Dormência já está a passar, já começo a sentir os dedos. Está Zeno e Dani, Pote e Diomande para a semana. Isso torna a equipa mais capaz. Amanhã é preciso coragem para defrontar os melhores. É a melhor equipa, será um desafio enorme para todos. Independentemente de quem jogue, estará motivadíssimo. O Sporting tem dado uma demonstração da grandeza desta equipa em todas as competições e amanhã será da melhor forma".

Ausência de Hjulmand: "Não joga ele, jogará outro da melhor forma, com toda a certeza. A equipa tem dado a demonstração de ser capaz, todos são capazes, todos são solução. Quando falha um colega, motivam-se para mostrar que somos uma verdadeira equipa e estamos lá uns para os outros".

Resposta da equipa: "Tem dado uma resposta enorme na Liga dos Campeões, uma maturidade enorme. Jogamos em casa, onde temos ganho. Defrontamos uma grande equipa, a equipa com mais posse da Champions, mais passes, é a equipa com mais golos igualado com o Dortmund, é fortíssima na reação à perda, ganha muita bola. É algo que temos de perceber para causar algum perigo ao Paris SG. Vão olhar para o Sporting com respeito por tudo o que temos feito na Champions e nas competições internas".

A forma do Sporting
A forma do SportingFlashscore

Elogios de Luis Enrique: "Há dias, li que um jogador do Barcelona falava do Sporting. É algo que só nos motiva. Queremos continuar a demonstrar que somos bons enquanto equipa. Respeitamos quem está do outro lado, causa-nos dificuldades, temos de as encarar com motivação, não só a nível interno, mas também a nível externo para que os clubes olhem para nós de forma diferente, que acho que têm olhado. Temos de demonstrar que somos um grande Sporting, com grandes jogadores, onde o coletivo é a estrela da equipa. É isso que queremos demonstrar amanhã. Sabemos que são capazes de nos expôr, mas respeitam porque sabem que está aqui uma equipa motivada. Os adeptos serão importantes e precisamos de continuar a ser muito corajosos, mas acima de tudo responsáveis".

Importância do momento defensivo: "Não só momento defensivo, mas no momento ofensivo também temos mostrado que somos uma grande equipa. Será um grande jogo, com duas equipas ofensivas, que têm muitos golos marcados e isso demonstra bem a qualidade de ambas. Sabemos que do outro lado está um coletivo forte, os melhores do mundo nas suas posições. Será um desafio maior para nós em termos coletivos para anularmos a parte individual do Paris SG. Os jogos resolvem-se em pormenores individuais, numa inspiração e temos de anular essa inspiração que possa acontecer do outro lado".

Oitavos como objetivo: "Vou focar-me apenas no jogo, depois veremos o que somos capazes e tudo vai ter uma consequência, depois vemos qual foi a consequência da capacidade para este jogo, depois pensamos no Athletic. Não faço contas antecipadas. Quero ser melhor, quero que a equipa demonstre o que tem sido capaz, que é demonstrar a sua qualidade perante uma grande equipa, que continuemos a mostrar que somos maduros e merecemos estar nesta competição".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Sporting com linha de três: "Não foi diferente (em Munique). Percebo a pergunta, o Edu jogou com o Bayern, mas jogou a lateral direito, não foi a central. Não mudámos a estratégia para o Bayern, apenas defrontámos uma grande equipa que foi capaz de nos obrigar a andar num bloco baixo. O Paris SG é uma equipa muito dinâmica, os médios são muito rotativos, será difícil conseguirmos acionar os momentos de pressão que gostamos e isso vai obrigar-nos a andar com um bloco mais baixo, mas pela capacidade do adversário, jamais por mudança tática. Não muda nada, só comportamentos individuais, mas é pelo adversário conseguir empurrar mais para trás. No campeonato também ficamos com linha de cinco, mas não acontece tantas vezes".

Ponto pode motivar: "A equipa está confiante e demonstrou-o com o Casa Pia. Estamos lá uns para os outros, querem dar o seu melhor para valorizar o colega que não está. A equipa está motivada, não preciso de os motivar. Pontuar ou não? É entrar para vencer, é o que o Sporting faz em qualquer jogo".

Sporting forte em casa: "Acredito que sim, que Luis Enrique tenha olhado para os nossos jogos em casa, mas também fora porque temos dado grandes demonstrações da nossa qualidade. O Sporting não vai em primeiro, o melhor é quem vai em primeiro (na Liga), mas temos demonstrado essa personalidade. Na Champions, fomos tendo maturação para perceber que temos de errar menos. A equipa está comprometida e confiante para o jogo".

Faye: "Está em Lisboa, mas não é jogador do Sporting. Podem perguntar quando for apresentado".