Mais

Sérgio Conceição: "São três pontos importantes, mas temos de continuar a trabalhar"

O FC Porto bateu o Shakthar Donetsk
O FC Porto bateu o Shakthar DonetskAFP
O FC Porto entrou com o pé direito na presente edição da Liga dos Campeões, ao vencer o Shakhtar Donetsk, na Alemanha, por 1-3. Em declarações na flash-interview, o treinador portista destacou a exibição da equipa e garantiu que os jogadores ainda têm de melhorar.

Jogo: "Claro que queremos sempre ganhar, mas nos últimos anos iniciámos esta prova, não ganhámos e passámos à próxima fase. São três pontos importantes, mas temos de continuar a trabalhar da mesma forma e a evoluir como equipa. Ontem não estava tudo mal e hoje não está tudo bem. Não é assim. Preparámos bem o jogo, o adversário apresentou alguns jogadores diferentes do expectável. Os laterais foram mais defensivos, o meio-campo teve mudanças e o avançado foi mais uma referência. Tínhamos um plano bem traçado e parabéns aos jogadores que trabalharam de uma forma fantástica. Hoje foram mais duas estreias na Liga dos Campeões e posso meter aqui um terceiro jogador, que é o (André) Franco, que tinha um minutinho ou outro e hoje ganhou mais alguns nesta prova, que é a melhor do mundo de clubes e nós sentimos esse orgulho e prazer de representar um clube histórico como o nosso".

Melhor exibição da época? "Não. Acho que a equipa tem vindo a evoluir. Hoje houve coisas muito positivas, contra o Estrela da Amadora também, apesar de muita gente olhar para o jogo de outra forma. Não fizemos tudo bem contra o Estrela e hoje também não fizemos tudo bem. É um processo normal. Estamos todos empenhados em melhorar a equipa. Hoje, em termos ofensivos, criámos muitas situações e explorámos as fragilidades do Shakhtar. Noutros jogos criámos tanto como hoje e não fomos tão eficazes. O futebol é assim. Estamos sempre a trabalhar em cima dos erros. Hoje cometemos alguns erros no processo defensivo, o que não me agrada muito. Sabemos da pressão que existe num clube como este".

Evolução: "Sabemos que existiram coisas que foram bem feitas hoje e no jogo do campeonato, coisas não tão boas hoje e no jogo passado. Ou seja, estamos numa evolução constante dos jogadores, dentro de um coletivo que queremos que seja cada vez mais forte. E esse é o nosso trabalho".

Próximos jogos: "O próximo jogo é contra o Gil Vicente, é esse o adversário em que estamos focados. Os meus jogadores foram treinar porque temos que ficar aqui para amanhã. É um dia que se perde em termos de treino. Estamos empenhados dia após dia, jogo após jogo. A seu tempo falaremos do Barcelona".

Jogo especial? "Foi um ambiente bonito, é pena que não se possa transportar para a Ucrânia. Estamos todos solidários com o povo ucraniano. É um momento diferente, em que as pessoas esquecem alguns dos problemas que têm. Nós fazemos parte deste espetáculo que é o futebol. Nesse sentido foi uma festa bonita, o público esteve envolvido com as equipas e quando é assim está toda a gente de parabéns".